CDL alerta: novas exigências de certificação digital para empresas do Simples

Obrigatoriedade do certificado digital  para emitir GFIP atinge agora empresas que tenham entre três e cinco empregados

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis está alertando os empresários da cidade optantes pelo Simples para que fiquem atentos a uma mudança importante: desde o dia 1 de janeiro de 2017, quem tiver no seu quadro funcional entre três e cinco empregados precisará adquirir um certificado digital tipo e-CNPJ para enviar as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por meio da GFIP e do e-Social. Trata-se de uma resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional ampliando a exigência que, anteriormente, atingia apenas as empresas do Simples com mais de cinco empregados.

Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, a modernização dos relacionamentos das empresas com o Fisco através da certificação digital é uma realidade irreversível.

– Nós, empresários, precisamos nos preparar para esses novos tempos. Temos que fazer a certificação e para auxiliar nessa mudança, a CDL Petrópolis oferece o serviço de expedição de certificados digitais, com tarifas diferenciadas para os nossos filiados e também para os da Associação dos Contabilistas de Petrópolis.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site, para assegurar as transações on-line e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com presunção de validade jurídica. Ele pode estar num cartão magnético ou num token e, além das empresas, alguns profissionais liberais como contabilistas e advogados também necessitam do Certificado Digital para uso profissional.

Para maiores informações sobre a certificação digital na CDL Petrópolis, basta ligar para o telefone 2244-1900.