CDL Petrópolis emite Certificado Digital para médicos

Profissionais de saúde que atendem por telemedicina precisam da assinatura digital para que receitas e atestados tenham validade jurídica

A partir da regulamentação da telemedicina feita através de portaria do Ministério da Saúde, que permite a realização de uma consulta médica à distância, em razão das restrições de mobilidade decorrentes das medidas de isolamento social por conta da Pandemia da Covid-19, tornou-se necessário dar validade jurídica a receitas, atestados médicos ou outros documentos que venham a ser expedidos em razão desse atendimento remoto e para tanto é necessário usar a assinatura digital.

         Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolisestá oferecendo aos profissionais de saúde o e-Médicos um certificado digital de pessoa física com validade de três anos que, além de poder ser usado na telemedicina também servirá para acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), nos hospitais e clínicas que utilizem essa tecnologia.

         O presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza lembra que a entidade conseguiu negociar valores bastante atrativos para o fornecimento desse certificado digital.

         – Os médicos e demais profissionais de saúde que precisarem do certificado para a telemedicina tão necessária nesses tempos de pandemia, para pacientes que não podem interromper tratamentos, ou mesmo para outras finalidades, uma vez que se trata de um certificado de pessoa física que dá acesso a outros sistemas como o da Receita Federal, por exemplo, vão encontrar na CDL Petrópolis valores bem acessíveis, especialmente porque é um certificado que tem três anos de validade – afirma Luiz Felipe.

         O e-Médicos é um certificado em forma de token, como um pen drive, que o médico carrega com ele e pode ser conectado num PC ou notebook no consultório, clínica, hospital ou mesmo na sua casa. Para adquirir o Certificado Digital a legislação determina que é preciso a presença física do interessado para identificação biométrica e foto na hora da expedição. Além disso, o médico deverá apresentar sua carteira do CRM.

         A CDL Petrópolis está atendendo presencialmente na rua Irmãos D`Angelo, 48, sobreloja, no Centro, tomando todas as medidas sanitárias de segurança para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, de segunda a sexta-feira de 9 às 16 h, sempre mediante agendamento prévio pelo telefone 2244-1900.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *