Serra Serata, a festa italiana de Petrópolis

De 04 a 13 de setembro, no Palácio de Cristal, a cidade homenageia sua colônia italiana com muita música, gastronomia e várias atrações culturais

A Serra Serata é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e Casa D?Italia Anita Garibaldi, com apoio do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IICRIO) e Consulado Geral da Itália. Segundo estimativas, um terço do povo petropolitano descende de imigrantes italianos, e a festa tem o intuito de celebrar sua valiosa contribuição no desenvolvimento social, econômico e cultural do município.

Intervenções teatrais e decoração temática no Palácio de Cristal farão alusão à Commedia dell’Arte, forma de teatro popular que aparece no século XV, na Itália, e veio se opor à ?comédia erudita?.

Na programação da Serra Serata, muita música, dança folclórica, esquetes teatrais, bandas marciais, concertos, comidas típicas, artesanato, exposições, recreação infantil, corais, oficinas de máscaras e de gastronomia italiana, concurso de poesia, festival de filmes italianos e baile de máscaras.

O nome ? Serra Serata ? foi escolhido por trazer a combinação entre as palavras SERRA, que constitui uma espécie de marca geográfica da identidade petropolitana, e SERATA, que em italiano remete de forma festiva a um período da noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *