Vendas a prazo crescem 4,72% na semana anterior ao natal

CDL Petrópolis divulga pesquisa nacional que revela primeiro resultado positivo nas consultas ao SPC Brasil nesse período, nos últimos três anos

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acaba de divulgar os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrando o que parece ser a retomada da confiança dos consumidores que se reflete no aumento do consumo. Segundo um levantamento nacional, as consultas para vendas a prazo na semana anterior ao Natal (entre 18 e 24 de dezembro) aumentaram 4,72% na comparação com 2016.

Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, o resultado positivo merece ser comemorado, mas com os pés no chão.

– Sem dúvida é uma boa notícia, seja pela reversão dos resultados negativos de 2014, 2015 e 2016, seja pela percepção de que o consumidor está se sentindo confiante para comprar a prazo novamente. No entanto, os resultados ainda são tímidos e será necessário uma retomada do emprego, principalmente, para que o comércio volte a obter resultados expressivos no natal que é a data comemorativa mais importante para o setor – afirma Luiz Felipe.

Nos últimos anos, os resultados de vendas a prazo no Natal foram: -1,46% (2016), -15,84% (2015) e -0,7% (2014). Na comparação com outras datas comemorativas de 2017, o aumento registrado nas vendas a prazo do natal foi bem expressivo. Na Páscoa o crescimento foi de 0,93%, no Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais, houve quedas de -5,50%, -9,61% e -2,18%, respectivamente, enquanto no Dia das Crianças, foi registrado um aumento de 3,00%.

Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461,91. A estimativa era de que a data movimentasse cerca de R$ 51 bilhões na economia.

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 18 e 24 de dezembro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *