Histórico

historia005Até o dia 04 de agosto de 1961, o comerciante que vendia a crédito em Petrópolis tinha que confiar nas informações das fichinhas de seus clientes guardadas nas lojas, geralmente em caixas de sapato. A partir daquela data um grupo de empresários liderados por Waldemir de Paula Freitas, Fernando Lannes do Carmo, Abrahão Saba Bailune, Benjamin Carneiro Malta e José Soares de Sá, entre outros, fundou o Clube de Diretores Lojistas de Petrópolis, numa acanhada salinha do número 39 da rua Irmãos D’Ângelo, no centro da cidade.

historia006Com o CDL, surgiu a possibilidade de se montar um serviço centralizado que protegesse os lojistas dos inadimplentes, o SPC, que juntou todas as caixas de sapato com as fichinhas dos lojistas num único arquivo. Hoje o SPC opera em base nacional reunindo 1 milhão de lojas em todo o Brasil que geram 200 milhões de informações de crédito, permitindo ao lojista petropolitano obter informações de crédito de seus clientes, em todo o território nacional, numa consulta de poucos segundos.

Seguindo uma tendência nacional, o antigo clube dos diretores lojistas transformou-se na Câmara de Dirigentes Lojistas, assim como o próprio SPC evoluiu da consulta local nos anos 60 e 70 para a informatização da década de 1980 até a integração nacional de hoje.

Além dos serviços de informações de crédito como SPC Base Nacional, Ligcheque, Ligcrédito e o serviço OK, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis oferece às suas empresas associadas cursos, seminários, treinamentos, assessoria jurídica, plano de saúde, plano odontológico, balcão de empregos, um auditório e salão social, além da revista “Guia Comercial Petrópolis TEM” e do serviço de alerta-documentos, de utilidade pública para toda a população que pode comunicar perda, roubo e extravios de documentos, para impedir que eles sejam usados por pessoas de má fé nas compras a crédito no comércio da cidade.

Periodicamente, nas datas mais significativas para o comércio, a CDL Petrópolis promove também campanhas promocionais com o objetivo de incentivar as vendas, com destaque especial para o período do natal, quando a CDL Petrópolis vem promovendo as maiores campanhas da região.

historia004

Ao longo de sua existência, a CDL Petrópolis tem participado ativamente da vida comunitária seja promovendo eventos apoiando campanhas em prol da cidade, ou estando à frente de lutas como a da abertura do comércio aos domingos ou do fim da semana inglesa, que mantém as lojas da cidade fechadas nas manhãs de segunda-feira.