Procon lança Selo de Excelência na CDL Petrópolis

Empresas da cidade que se destacarem no respeito ao Código de Defesa do Consumidor serão agraciadas todo ano no dia 15 de março

 

Dando prosseguimento à parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e o Procon, foi lançado na manhã da última sexta-feira, dia 25 de outubro, no auditório da CDL, o Selo de Excelência do Procon Petrópolis, instituído através da Lei 7775/19, de autoria do vereador Jamil Sabrá Neto. A mesa solene do evento foi composta pelo presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza; pelo coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá; pelo vereador Jamil Sabrá Neto e pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, vereador Jorge Relojão.

        Para ter direito a receber o selo, as empresas da cidade que se inscreverem até o dia 19 de dezembro terão que se destacar em alguns itens como a resolução das reclamações junto ao Procon, o número dessas reclamações, questões relativas à fiscalização do órgão nessas empresas, além do respeito à acessibilidade e ações sociais desenvolvidas.

Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, o selo será um marco para o comércio da cidade e um excelente instrumento de propaganda dos estabelecimentos que forem agraciados, além de mais uma oportunidade para que se desenvolva a boa relação entre lojistas e consumidores.

O coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá agradeceu à parceria com a CDL lembrando que o selo representa o reconhecimento às empresas que respeitem o consumidor. O autor da lei, vereador Jamil Sabrá Neto, explicou que após ser avaliada por uma comissão julgadora a empresa receberá o selo numa sessão solene da Câmara Municipal no dia 15 de março de cada ano, quando se comemora o Dia do Consumidor.

O selo terá validade de um ano, podendo ser renovado, e a empresa poderá usá-lo em seu material promocional, estampa-lo na vitrine, site e redes sociais ou ainda no uniforme de seus funcionários.

Participaram do evento ainda o vereador Marcelo da Silveira, a presidenta da Comissão de Defesa da OAB, Denise Nunes; a vice-presidente do Petrópolis Convention Bureau, Célia D`Azevedo, os diretores da CDL Petrópolis José Coelho de Queiroz, Cid Vieira da Silva, Sérgio Luiz Maiworm e Vinicius Barros de Souza, além de empresários da cidade.

Procon faz palestra para supermercados na CDL

Evento faz parte da parceria entre as duas instituições e será estendido a outros segmentos do comércio varejista

 

         Na última terça-feira, 22 de outubro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, o Procon de Petrópolis reuniu representantes do setor de mercados e supermercados da cidade para uma palestra de orientação a respeito das questões relativas ao Código de Defesa do Consumidor. Esta é a primeira de uma série de palestras que o Procon e a CDL Petrópolis pretendem realizar nos próximos meses.

         Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, essa parceira é muito importante para os empresários que podem se informar sobre o Código de Defesa do Consumidor e também entender a forma de atuação da fiscalização o que, certamente, resultará numa relação mais harmoniosa entre lojistas e consumidores e entre empresários e a fiscalização.

Na abertura do evento, o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá, lembrou que o objetivo dessa palestra, e das demais que virão é orientar e esclarecer dúvidas, tudo para equilibrar as relações de consumo, razão de ser do próprio Código de Defesa do Consumidor.

A palestra foi proferida pela fiscal do Procon Fernanda Montenegro Tesch e pelo assessor jurídico Thiago Ramos, contando com a presença de representantes de empresas do segmento de mercados e supermercados de grande, médio e pequeno portes da cidade.

Dia das Crianças deve movimentar mais de R$ 10 bilhões no comércio

Pesquisa divulgada pela CDL Petrópolis aponta que 73% dos consumidores querem presentear nessa data, gastando em média R$ 199

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acaba de divulgar um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais apontando que, mesmo em meio a um cenário econômico desafiador, com alto índice de desemprego e renda achatada, 73% dos consumidores deverá ir às compras agora no Dia das Crianças.  No ano passado, 66% compraram presentes nesta data. Para 2019, a expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,3 bilhões.

Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza essa data acaba se transformando num termômetro para as vendas de natal.

– Essa é a última grande data comemorativa importante para o comércio antes do natal. Ela tem um apelo forte, por conta das crianças e serve, portanto, de parâmetro para o natal, nossa data mais significativa. Por isso é bastante positivo perceber que quase 80% dos consumidores pretende comprar presentes nessa data, apesar de todas as dificuldades econômicas do país – afirma Luiz Felipe.

Apesar dos números expressivos, o levantamento aponta que a maioria dos entrevistados pretende tomar cuidado com as despesas. No total, cada consumidor vai desembolsar, em média, R$ 198,79 com presentes — quantia muito próxima ao previsto ano passado, que foi de R$ 186,92. Entre os presenteados estão filhos (48%), sobrinhos (38%), afilhados (18%) e netos (15%).

Além disso, um terço dos entrevistados (33%) planeja adquirir dois presentes, enquanto 25% somente um. Entre os produtos mais procurados no Dia das Crianças estão as bonecas e os bonecos (45%), as roupas e os calçados (33%), os jogos de tabuleiro (26%), além dos carrinhos e aviões de brinquedo (18%).

A pesquisa indica que a maior parte dos entrevistados (39%) espera gastar a mesma quantia em relação ao ano passado. Outros 24% vão gastar menos e 21% têm intenção de desembolsar mais. A principal razão para que haja um freio no consumo daqueles que pretendem gastar menos este ano deve-se ao orçamento apertado (33%), enquanto 28% desejam economizar, 15% têm intenção de pagar dívidas em atraso e 13% se veem impossibilitados de comprar por estarem desempregados.

Considerando as formas de pagamento mais utilizadas, 78% pretendem pagar à vista, especialmente em dinheiro (53%), e no cartão de débito (26%). Ao mesmo tempo, 36% devem optar pelo parcelamento, sobretudo no cartão de crédito (32%). Desses, a média estimada ficará entre três e quatro prestações — ou seja, quem preferir dividir as compras acabará pagando pelos presentes, pelo menos, até janeiro de 2020.

A pesquisa foi realizada com 826 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de compras no Dia das Crianças. Para avaliar o perfil de compra, foram considerados 614 casos da amostra inicial, gerando uma margem de erro no geral de 3,4 p.p e 3,9 p.p, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%.

Inadimplência cresce 2,00% em agosto aponta SPC Brasil

Levantamento mostra que brasileiros devem, em média R$ 3.277 e que o maior volume de atrasos está nas contas de água e luz.

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acaba de divulgar os dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrando que em agosto houve um avanço de 2,00% na quantidade de inadimplentes ante o mesmo mês do ano passado. Em contrapartida, o volume de dívidas apresentou uma pequena queda de 0,83%. Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza a falta de reação da economia brasileira é um fator importante para esse cenário de alta da inadimplência dos consumidores.

– O desemprego continua elevado, com isso a capacidade de pagamento das famílias não está recuperada e os reflexos são imediatos não só no aumento da inadimplência como na redução do consumo o que preocupa bastante os empresários do comércio varejista. Vamos esperar que esse cenário se modifique o mais rápido possível – aponta Luiz Felipe.

Somando todas as pendências, cada consumidor inadimplente deve, em média, R$ 3.277,74. Pouco mais da metade (53,0%) tem dívidas de até R$ 1.000 e 47,0% acima desse valor. Já descontando os efeitos da inflação, os valores observados agora são menores do que se observava no início da série histórica, em 2010. Nesse intervalo, houve forte enxugamento do crédito.

De acordo com o indicador do SPC Brasil, apesar da queda no total de dívidas, houve avanço em alguns setores. Considerando as contas de serviços básicos, como água e luz, foi registrado um avanço expressivo de 17,6% no volume de atrasos na comparação com agosto de 2018. O segmento de bancos também apresentou alta de 2,8%, enquanto comunicação e comércio, por sua vez, tiveram quedas de 19,5% e 4,7%, respectivamente.

Quando se observa os resultados por região, apenas o Nordeste apresentou queda no número de negativados, com resultado de -0,69%. Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste registraram crescimento no volume de consumidores com restrição de CPFs. O destaque fica para a região Norte, com aumento de 5,24%, superando o Sudeste — que vinha sendo a região com maior alta desde janeiro de 2018. Sudeste e Sul avançaram 3,65% e 2,03%, respectivamente. Já a região Centro-Oeste teve o menor crescimento em agosto, com alta de 0,91%.

Em relação ao número de dívidas, o levantamento mostra que apenas Sudeste e Norte apresentaram avanço, de 1,60% e 1,32%, respectivamente. Por outro lado, Centro-Oeste, Nordeste e Sul registraram recuo no volume de dívidas registradas, com queda de 3,64%, 3,57% e 1,35%, respectivamente.

O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.

35% dos inadimplentes buscam acordo para quitar as dívidas

Pesquisa divulgada pela CDL Petrópolis ratifica que iniciativas como a do
Feirão Limpa Nome são de grande valia para os consumidores

 

Uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que entre os consumidores inadimplentes que pretendem regularizar sua situação pelos próximos três meses, 35% querem tentar um acordo com o credor para parcelar o valor do débito. No total, 55% dos consumidores com contas atrasadas acreditam que terão condições de regularizar as dívidas, sendo que 35% pretendem pagar integralmente e 16% parcialmente. Por outro lado, 45% dos inadimplentes não se veem em condições financeiras de quitar suas dívidas nos próximos três meses.

Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, se por um lado a pesquisa aponta números preocupantes como o fato de 45% dos devedores não terem condições de pagar suas dívidas em médio prazo, por outro, aponta que a negociação é a melhor estratégia.

– Nós da CDL Petrópolis apoiamos o Feirão Limpa Nome do Procon porque acreditamos que é fundamental negociar e a grande procura dos consumidores mostra que as pessoas querem regularizar sua situação e recuperar o poder de compra através de acordo. Por isso, minha empresa está lá, presente, assim como as de outros diretores e associados da CDL, além do apoio da entidade fornecendo na hora e de forma gratuita as informações verbais sobre a situação do consumidor junto ao SPC Brasil – afirma Luiz Felipe.

A pesquisa revela que fazer cortes no orçamento é a segunda alternativa mais citada pelos inadimplentes que planejam regularizar suas dívidas (28%), inclusive com um aumento de nove pontos percentuais na comparação com o ano passado.

A terceira estratégia mais citada é recorrer a um bico ou trabalho extra (24%), seguida daqueles que esperam contar com o pagamento de empréstimos feitos a terceiros (12%). Outras opções que cresceram em um ano são vender um bem (9%) e substituir a dívida por um empréstimo que cobra juros mais baixos (4%).

Na avaliação dos entrevistados, os principais empecilhos para quitar as dívidas em atraso e colocar a vida financeira em ordem são: não saber de onde tirar dinheiro para pagar as dívidas (28%), o fato de estarem desempregados (23%) e a queda na renda (20%).

A pesquisa ainda revela que a escala de prioridades do consumidor é encabeçada pelas despesas consideradas mais importantes para a vida diária. Os compromissos financeiros que os inadimplentes mais pagam em dia são o aluguel (84%), plano de saúde (82%) e condomínio (78%). Outras contas que os inadimplentes têm procurado manter quitadas na maior parte das vezes são as com TV por assinatura e internet (73%) e também contas de água e luz (72%).

Os empréstimos em bancos ou financeiras (69%), os crediários em lojas (68%) e as faturas atrasadas de cartão de crédito (67%) despontam como os tipos de contas que mais deixaram os inadimplentes com o ‘nome sujo’. Há ainda 52% de pessoas que ficaram nessa situação após entrarem no cheque-especial ou por atrasarem o pagamento do financiamento de automóvel.

A análise socioeconômica da pesquisa revela que a concentração de inadimplentes no Brasil é expressivamente maior entre os brasileiros das classes C, D e E (94%), sendo que em média, cada inadimplente recebe R$ 2.335,32 por mês. Além disso, oito em cada dez (79%) brasileiros com contas em atraso ganham no máximo três salários mínimos.

No geral, 58% dos inadimplentes no Brasil são mulheres, ao passo que 42% homens. A idade média é de 38 anos e tendo em sua maioria, mais de três pessoas morando na mesma casa, predominantemente na região Sudeste (46%) e Nordeste (24%). Outra constatação é que 80% dos inadimplentes têm no máximo o ensino médio completo e outros 20% concluíram ou estão cursando o ensino superior.

A pesquisa ouviu 600 consumidores com contas em atraso há mais de três meses acima de 18 anos, de ambos os gêneros, de todas as classes sociais e que residem nas 27 capitais do país. A margem de erro é de no máximo 3,4 pontos a um intervalo de confiança de 95%.

Pesquisa aponta que 37% dos inadimplentes devem até R$ 500

CDL Petrópolis divulga indicador CNDL/SPC Brasil e acredita que o Feirão Limpa Nome pode ajudar esses consumidores a regularizarem sua situação na cidade

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis informa que os dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que um percentual relevante de pessoas que estão com contas em atraso deve quantias que não chegam a quatro dígitos. Em cada dez consumidores que começaram o mês de agosto com o CPF inscrito na lista de inadimplentes, quatro (37%) devem até R$ 500 e a maioria dos inadimplentes brasileiros (53%) possui dívidas que somadas não ultrapassam R$ 1.000. Outros 20% devem algum valor entre R$ 1.000 e R$ 2.500, ao passo que 16% devem entre R$ 2.500 e R$ 7.500. Já as dívidas acima de R$ 7.500 são objeto de preocupação de 10% das pessoas que estão negativadas no Brasil. De acordo com o levantamento, cada consumidor inadimplente tem, no geral, duas dívidas em aberto.

Segundo o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, esses dados são muito significativos e podem ajudar, especialmente em Petrópolis, por conta do Feirão Limpa Nome que o Procon local promove de 26 a 30 de agosto, os consumidores a recuperarem seu crédito.

– Essa pesquisa mostra ao mesmo tempo um dado triste, reflexo da nossa crise econômica, já que a maioria das pessoas não está conseguindo pagar dividas de valores menores, mas também aponta para uma esperança já que aqui na cidade teremos esse feirão limpa nome, dessa vez com a participação da CDL Petrópolis, e as condições de negociação podem ser decisivas para que esses consumidores possam regularizar sua situação e recuperar poder de compra, o que é bom para todos – explica Luiz Felipe.

As dívidas relativamente baixas podem ter relação com o tipo de conta que o brasileiro tem deixado atrasar. De acordo com o indicador, considerando somente as contas de serviços básicos como água e luz, houve um crescimento de 16,03% no volume de atrasos em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em segundo lugar aparecem as dívidas bancárias, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos, que avançaram 2,25% na mesma base de comparação.

Embora os atrasos com serviços básicos para o funcionamento da casa tenham crescido mais no mês de julho, a maior parte (53%) das dívidas em aberto no Brasil tem alguma instituição financeira como credor. Já o comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas, enquanto o setor de comunicação por 11% e as contas de água e luz completam o ranking com 10%.

De modo geral, o volume de consumidores com contas em atraso e registrados em lista de inadimplentes continua crescendo: avanço de 1,73% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ainda assim, houve uma desaceleração, pois em julho de 2018, a alta havia sido de 4,31%. O dado observado em julho é o segundo menor desde 2011, início da série histórica.

Mesmo crescendo a patamares mais modestos, o estoque de brasileiros com o ‘nome sujo’ ainda é elevado no país: estimativa de abril deste ano mostra que aproximadamente 40% da população adulta está inscrita em lista de inadimplentes, enfrentando problemas para comprar a crédito, obter empréstimos, financiamentos ou obter aprovação de cartão de crédito, por exemplo.

O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.

Aos 58 anos CDL Petrópolis oferece muito mais do que o SPC

Entidade ligada aos empresários tem associados de vários ramos de negócios e oferece serviços que auxiliam na gestão dos negócios.

Fundada em 04 de agosto de 1961, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis nasceu por causa da necessidade da troca de informações de crédito entre empresários do comércio para dar mais segurança na hora de vender a prazo. Surgia então o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e seu banco de dados sobre os consumidores brasileiros, que se tornou amplo e completo.
Hoje, 58 anos depois, o próprio SPC mudou com a inclusão do Cadastro Positivo e a entidade oferece aos seus associados uma gama de produtos e serviços para auxiliar na gestão das empresas e no relacionamento com os clientes, fornece Certificados Digitais, além de ter se firmado como uma das mais representativas entidades da sociedade civil organizada da cidade.
O presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, lembra a importância da parceria com o empresariado e destaca os esforços para que a entidade se mantenha atuante e moderna.
– Estamos a mais de meio século ao lado dos empresários dessa cidade, merecendo a confiança do setor produtivo e da população como um todo. Isso é muito gratificante, porque a CDL é uma referência na cidade e essa reputação vem sendo construída dia a dia no nosso relacionamento com empresários e com a comunidade petropolitana. Eu gostaria de agradecer o empenho dos diretores e conselheiros que, de forma voluntária, me ajudam a gerir a CDL, aos nossos funcionários e funcionárias sempre dedicados e aos associados que reconhecem os esforços para nos mantermos modernos e atuantes nesses 58 anos de história – afirma Luiz Felipe.
O presidente da CDL Petrópolis lembra ainda que, muito além da qualidade das informações de crédito do SPC Brasil e da Serasa, a entidade realiza esforços constantes para firmar parcerias como a que permite ao associado efetuar protesto de títulos sem o pagamento das custas iniciais, os convênios com faculdades e universidades locais que oferecem descontos reais e significativos para o empresário, seus familiares e colaboradores em diversos cursos, planos de saúde Unimed e atendimento exclusivo para a emissão de Certificados Digitais, entre outros convênios através do seu Cartão Benefícios.
A CDL Petrópolis é uma entidade sem fins lucrativos criada, mantida e dirigida por empresários de Petrópolis que tem o objetivo de apoiar seus associados, mas que atua também em prol da cidade colaborando para estimular o desenvolvimento econômico e social do município.

CDL Petrópolis alerta sobre lei estadual que proíbe sacolas plásticas

Lei passa a valer já no próximo dia 26 de junho para empresas comuns e no final de 2019 para as empresas de pequeno porte

 

         A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis reuniu na última segunda-feira, 17.06, empresários associados do setor de supermercados para uma conversa a respeito da Lei Estadual 8006/18 que restringiu o uso de sacolas plásticas no comércio. Para explicar os efeitos da nova norma legal, estiveram presentes os advogados empresariais João Ricardo Ayres da Motta e Fernando Henrique Ferreira de Souza, do escritório Ayres da Motta Advogados que esclareceram as dúvidas dos empresários.

Para o presidente da CDL Petrópolis Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza é sempre importante que os empresários estejam atentos às mudanças na legislação para se adequarem da melhor forma possível.

– A CDL Petrópolis existe para isso mesmo, para ajudar o empresário nas questões do cotidiano do seu negócio. E graças à gentileza do escritório Ayres da Motta Advogados, que é também nosso associado, pudemos prestar esse serviço de grande utilidade para os comerciantes que utilizam as sacolas plásticas e já podem buscar as soluções para se adequarem à legislação – explicou Luis Felipe.

De um modo geral a Lei 8006/18 determina que os estabelecimentos comerciais não podem mais fornecer sacolas plásticas que não sejam biodegradáveis. Mesmo essas sacolas permitidas precisam atender a certas exigências como, por exemplo, terem resistência mínima de 4, 7 ou 10 kgs e podem ser vendidas pelos estabelecimentos, porém, no máximo, ao preço de custo.

A proibição de uso das sacolas plásticas se aplica inclusive àquelas utilizadas pelos supermercados para que o consumidor acondicione frutas e legumes. As micro empresas e empresas de pequeno porte têm até o final do ano para se adequarem ao que determina a lei, as demais já estão proibidas de utilizar as sacolas plásticas descartáveis compostas por polietilenos, polipropilenos ou similares, já a partir do dia 26 de junho, quando a lei completa um ano da sua promulgação. É importante frisar que a lei se aplica a todos os estabelecimentos comerciais e não apenas aos supermercados.

CDL Petrópolis vê com otimismo MP que garante liberdade para horário de funcionamento do comércio

Medida provisória assinada no último dia 30 retira as restrições à abertura dos estabelecimentos comerciais e outras atividades econômicas

  

O presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza vê com bons olhos a edição da Medida Provisória 881/2019  chamada de MP da Liberdade Econômica que, entre outras determinações, permite o funcionamento do comércio e de outras atividades econômicas em qualquer dia ou horário da semana, limitando-se apenas às normas referentes ao sossego público e a possíveis restrições estabelecidas por condomínios. Para o presidente da CDL Petrópolis, a MP é especialmente benéfica para o comércio da cidade.

– O turismo é a principal vocação do município e o comércio sempre lutou para ter o direito de funcionar livremente aos domingos e feriados quando a cidade recebe, naturalmente, um número maior de visitantes. É verdade que os sindicatos têm firmado acordos ao longo dos anos para flexibilizar o horário, mas agora surge essa regra geral e ampla que nos beneficia automaticamente. Como a MP deixa claro que a legislação trabalhista precisa ser observada, acredito que não haverá abusos e que nesses tempos de crise econômica o comercio poderá encontrar um alento – afirma Luiz Felipe.

O objetivo da Medida Provisória, segundo o governo federal, é liberar as atividades econômicas de regras restritivas para que seja garantido o livre exercício da atividade econômica propiciando assim condições favoráveis à geração de emprego e renda e à garantia do livre mercado.

A MP entra em vigor imediatamente, mas deverá ser submetida à aprovação da Câmara e do Senado. Segundo o Governo Federal, enquanto a MP estiver em vigor, toda legislação federal, estadual ou municipal, assim como os acordos e convenções trabalhistas  que estiverem contrárias ao que determina o texto da Medida Provisória estão revogados.

CDL Petrópolis pode fornecer certidões de cartórios de todo o estado

Convênio firmado com a Anoreg permite solicitar documentos de cartórios de Petrópolis e outras cidades no balcão da entidade

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio de Janeiro (Anoreg – RJ), Dr. Renaldo Andrade Bussière assinaram  um convênio que permite à CDL Petrópolis oferecer aos associados da entidade e ao público em geral o acesso à plataforma oficial de notários e registradores para requerer centenas de certidões sem a necessidade de comparecer aos cartórios. O serviço abrange todo o estado do Rio de Janeiro.

Na foto, à esquerda, Renaldo Bussière, presidente da Anoreg RJ ao lado de Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, presidente da CDL Petrópolis.

Estarão disponíveis certidões para pessoas físicas e jurídicas dos cartórios de protesto, títulos e documentos, registro de imóveis e tabelionato de notas. Poderão ser solicitadas certidões negativas de protesto, de interdição e tutelas, de ônus reais do registro de imóveis, entre centenas de outros documentos. Os interessados farão o pedido no balcão da CDL, que encaminhará a requisição a qualquer cartório do estado do Rio de Janeiro, este enviará a certidão por e-mail para a CDL Petrópolis que poderá imprimir ou envia-la também por e-mail à pessoa que fez o pedido. Em alguns casos, como nas certidões de protesto de Petrópolis, é possível conseguir o documento imediatamente, na mesma hora do pedido. Está previsto o pagamento de uma pequena taxa pelo serviço e os associados da CDL Petrópolis pagarão um valor diferenciado.

O presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza destacou a praticidade do serviço.

– Mais uma vez a CDL Petrópolis presta um serviço relevante à comunidade. Aliás, somos a primeira CDL do país, a firmar uma parceria como essa. Graças a esse convênio com a Anoreg estamos usando as comodidades da tecnologia para proporcionar uma economia de tempo e dinheiro à população que não precisará mais se deslocar a outros municípios do estado para requerer esse tipo de documento evitando assim gastos com transporte, sem falar no tempo que se perde – explicou Luiz Felipe.

Já o presidente da Anoreg RJ, Renaldo Bussière, lembrou a confiabilidade do serviço.

– Trata-se de um sistema homologado e autorizado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que interliga todos os cartórios do estado aptos a fornecer certidões virtuais com todos os itens de segurança exigidos para as certidões físicas. Isso não apenas mostra a confiabilidade do serviço como permite uma grande facilidade para as pessoas que, eventualmente, precisariam se deslocar a outros municípios ou mesmo para os distritos de Petrópolis – declarou Renaldo.

Participaram ainda da assinatura do convênio o assessor da Central de Protestos do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Gabizo Leite Penteado e o substituto do 2º Ofício de Protestos de Petrópolis, Jorge Rossi.

Para maiores informações, basta ligar para a CDL Petrópolis pelo telefone (24) 2244-1900.