CDL e Sebrae promovem palestra online sobre marketing digital

Evento é gratuito e vai mostrar como o pequeno empreendedor pode usar a audiência do Instagram para divulgar sua marca

Na próxima sexta-feira, 23 de outubro, às 10h, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e o Sebrae RJ promovem o Talk on “usando a audiência do Instagram em favor da sua marca”. O evento será totalmente online e gratuito através do aplicativo Teams e tem como objetivo oferecer aos empreendedores caminhos para utilizar a rede social Instagram como ferramenta para divulgação do seu negócio.

         Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, a parceria com o Sebrae é muito importante para que o empresariado, especialmente os micro e pequenos, possam encontrar soluções inovadoras nesses tempos de pandemia.

         – Os empreendedores estão buscando se reinventar nessa pandemia. As redes sociais estão aí como uma realidade para micro e pequenos empresários, seja para vender seus produtos e serviços ou para divulgação. Essa palestra que estamos realizando em parceira com o Sebrae é muito importante, especialmente porque vai mostrar como é possível usar o potencial do Instagram, sem necessidade de grandes investimentos – explica Luiz Felipe.

         O Brasil já está em terceiro lugar no ranking de usuários de Instagram, de acordo com o site App Tuts, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. São 69 milhões de usuários e quando se trata de audiência feminina, o país pula para o segundo lugar em todo o mundo.

         Diante desses números, essa palestra se propõe a responder se é possível ao pequeno empreendedor encontrar nesse público os clientes ideais para seus produtos e serviços e se é viável fazer isso com poucos conhecimentos de marketing e sem usar equipamentos caros, entre outras questões.         

No site www.cdlpetropolis.com.br  é possível encontrar o link para inscrição na palestra e para maiores informações basta ligar para o Sebrae (24) 2237-0062 ou enviar mensagem de Watts App para (24) 98821-9001.

72% dos consumidores querem presentear no Dia das Crianças

Pesquisa divulgada pela CDL Petrópolis aponta que a intenção de compras no Dia das Crianças continua alta, apesar da Pandemia

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise em todas as capitais brasileiras aponta que, apesar dos efeitos da Pandemia da Covid-19 no comércio, a intenção de compras para o Dia das Crianças não é muito diferente do que se viu no ano passado. Segundo o levantamento, em 2020, 72% dos consumidores devem ir às compras, contra 73,3% das intenções em 2019. Com isso, a expectativa é que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,87 bilhões nesta data.

         Segundo o presidente da CDL Petrópolis essa sinalização é muito significativa porque também aponta para uma possível recuperação nas vendas de natal deste ano.

         – O Dia das Crianças é uma data muito importante para o setor. E nesse cenário de incertezas que ainda vivemos por conta da Covid-19, da crise econômica e do desemprego, sem falar nas dificuldades das empresas é muito bom perceber que os consumidores pretendem comprar nessa data o que, de certa forma, projeta um cenário menos negativo para o natal, uma vez que é possível fazer essa leitura de que as pessoas querem presentear, apesar de tudo – explica Luiz Felipe.

Na pesquisa, é possível notar o reflexo das adversidades atuais do cenário econômico quando a maior parte daqueles que não vão adquirir presentes alega que está sem dinheiro (25%). Além desses, 24% não possuem nenhuma criança entre o círculo familiar ou de amigos que queiram presentear e 14% afirmam estar desempregados. Entre aqueles que deixarão de presentear por não ter dinheiro, estar desempregado ou não poder encontrar o filho na data, 71% citam os impactos da pandemia da Covid-19.

A pesquisa indica que a maior parte dos entrevistados, mesmo comprando presentes, tem intenção de moderar as despesas neste Dia das Crianças. Dessa forma, a maioria garante que pretende gastar menos ou o mesmo valor do ano passado: 36% querem gastar menos, 32% pretendem gastar a mesma quantia, e apenas 17% dizem que irão gastar mais.

Para os que desejam diminuir as despesas, as principais justificativas passam pelo orçamento apertado ou pela situação financeira difícil (54%), pelo desejo de economizar (43%), pelo aumento da inflação (24%), pelo fato de estar desempregado (22%) e pelo desejo de priorizar o pagamento de dívidas em atraso (21%). Por outro lado, a maior parte dos que vão ampliar os gastos garantem querer comprar um presente melhor (55%), enquanto 49% afirmam que os preços estão mais altos.

Os produtos mais visados neste Dia das Crianças serão as roupas e calçados (38%), bonecos/bonecas (33%) e os jogos de tabuleiro/educativos (28%). A grande maioria dos consumidores que pretende realizar compras para a data optará pela primeira semana de outubro (45%), enquanto 21% o farão ainda em setembro e 14% irão às lojas na véspera do evento.

         Foram ouvidos 1.450 Consumidores das 27 capitais brasileiras, entre os dias 01 e 08 de setembro.  Homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes no Dia das Crianças. A margem de erro está entre 3,4 p.p e 4,0 p.p para um intervalo de confiança a 95%.

Nova linha de crédito para empresários é bem vista pela CDL Petrópolis

Medida Provisória do Peac-Maquininhas destina R$ 10 bilhões para MEIs e empresas de pequeno porte enfrentarem os efeitos da Pandemia

Na última quinta-feira, 24 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória editada pelo Governo Federal criando o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC-Maquininhas) que foi aprovado em julho pelo Congresso Nacional e destina até R$ 10 bilhões para Micro Empreendedores Individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte usando como garantia a média das vendas feitas por máquinas de cartão de crédito no período de um ano antes da Pandemia da Covid-19.

         Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, essa nova linha de crédito é muito bem vinda pelo empresariado, especialmente os pequenos que têm tido dificuldades para acesso a crédito, muitas vezes pela impossibilidade de apresentar garantias aos bancos.

         – Essa modalidade de usar a média das vendas pelas maquininhas de cartão de crédito como garantia facilita bastante o acesso ao crédito pelos pequenos empresários e agora até pelos MEIs que só têm o próprio negócio como garantia para um empréstimo. Nós aqui da CDL Petrópolis aplaudimos a iniciativa e, como sempre, esperamos que, de fato, esses recursos cheguem na ponta – afirma Luiz Felipe.

         Esse novo programa de acesso ao crédito será coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, com base na média das vendas pelas máquinas de cartão de crédito, os empresários poderão obter empréstimos de, no máximo, R$ 50 mil com juros de até 6% ao ano, com prazo total de 36 meses, incluindo seis meses de carência.

Crescimento das vendas no comércio é sinal de recuperação do setor, aponta CDL Petrópolis

Pesquisa do IBGE mostra tendência de recuperação do varejo, embora os números do ano ainda apontem para uma queda acumulada de 1,8%

As vendas do comércio no país cresceram 5,2%, em julho, de acordo com levantamento do IBGE. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, apesar da queda anual de 1,8%, o fato do setor ter apresentado crescimento das vendas pelo terceiro mês consecutivo é um bom indicativo de que o comércio está no caminho da recuperação, depois de quedas históricas como a de – 16,6%, em abril, no auge da pandemia da Covid-19.

         Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, mesmo não repetindo os aumentos de 13,3% em maio e de 8,5%, em junho, só o fato das vendas continuarem crescendo já é motivo para comemorar.

         – Crescemos 5,2% em julho, menos do que em maio e junho, mas não tivemos queda o que é muito importante, especialmente nesse cenário econômico de queda do PIB, de recessão e de desemprego recorde. Como sempre o comércio resiste, se reinventa e supera crises. Aqui na cidade, lutamos para voltar ao horário normal de funcionamento, o que, acredito, deverá impactar nas vendas do setor. Vamos continuar reivindicando da mesma forma que vamos continuar respeitando as normas de segurança para evitar o contágio e proteger a vida – afirma Luiz Felipe.

         Segundo o IBGE, em julho o setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o único que se manteve estável com variação zero em relação a junho. Nos demais setores destaque para livros, jornais, revistas e papelaria, com crescimento de 26,1%; tecidos, vestuários e calçados (25,2%); material de escritório, informática e comunicação (11,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que apresentou crescimento de 7,1%.

         No país 21 das 27 unidades da federação apresentaram crescimento, com destaque para Amapá (34%), Paraíba (19,6%) e Pernambuco (18,9%). Entre as quedas, as maiores estão no Tocantins (-5,6%), Paraná e Mato Grosso com -1,6% cada.

CDL pede à prefeitura para rever horário do comércio

Entidade encaminhou ofício ao prefeito pedindo para que as lojas abram e fechem mais cedo no Centro Histórico

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis encaminhou ofício à prefeitura pedindo para que o horário de funcionamento do comércio no Centro Histórico, que atualmente é de 11h30 às 19 h, seja modificado com a abertura podendo ser às 10 ou 10h30 e o fechamento às 18h30.

         Segundo o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, os lojistas têm percebido que as ruas do centro estão esvaziando por volta das 18h e com isso não faz sentido manter as lojas abertas e vazias até às 19h.

         – Nós estamos pedindo ao prefeito, que sempre se mostrou disposto ao diálogo, que o horário atual do comércio seja revisto. Para nós é melhor abrir um pouco mais cedo e fechar mais cedo também. Dessa forma, otimizamos melhor o nosso tempo e não ficamos com as lojas vazias depois das 18h  – explica Luiz Felipe.

         No mesmo ofício, a entidade solicita ainda que os técnicos da prefeitura estudem um planejamento para a retomada gradativa do comércio ao seu horário normal. A ideia é estabelecer um calendário, assim como foi feito para a flexibilização no período de isolamento social, com datas específicas para que as lojas voltem a funcionar no seu horário regular, de antes da pandemia.

         A CDL Petrópolis enfatiza ainda que os empresários do comércio de bens e serviços mantém seu compromisso com a preservação da vida adotando todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades de saúde.

CDL Petrópolis acha positiva prorrogação de prazo do Pronampe

Governo Federal ampliou o prazo para formalização das operações de empréstimo para micro e pequ enas empresas por mais três meses

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis comemorou a decisão do Governo Federal de prorrogar por mais 90 dias o prazo para que as micro e pequenas empresas duramente atingidas pelas restrições de funcionamento na pandemia possam ter acesso a crédito barato através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) cujo prazo venceria na última quarta-feira, 19 de agosto.
Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, esse crédito com juros baixos é de fundamental importância para as empresas que lutam pela sua sobrevivência.
– Desde o início da pandemia e das medidas de restrição ao funcionamento das empresas que nós da CDL e das demais entidades de apoio ao empresariado defendemos a necessidade do crédito barato que chegue de fato à ponta, ao micro e ao pequeno. Os recursos do Pronampe chegaram em boa hora, mas logo se esgotaram. Muitas empresas ainda precisam desse socorro e agora teremos mais uma chance, mais 90 dias para formalizar esses empréstimos – afirma Luiz Felipe.
Além de ampliar em mais três meses o prazo para formalização dos pedidos de empréstimos, a portaria publicada no Diário Oficial considera ainda a autorização concedida pelo Congresso Nacional, por meio da aprovação do Projeto de Lei de Conversão nº 28, de 2020, para que a União efetive um aporte de R$ 12 bilhões no Fundo de Garantia de Operações (FGO), que fornece garantias às instituições financeiras para viabilizar os empréstimos pelo Pronampe, uma vez que o valor destinado às garantias iniciais se esgotou rapidamente.

Para CDL Petrópolis crescimento das vendas do comércio em junho é uma boa notícia, apesar do desempenho ruim no ano

IBGE divulgou crescimento de 8% nas vendas em junho, mas, por conta da Pandemia o setor registrou o pior semestre dos últimos 4 anos

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis recebeu com otimismo a notícia de um aumento de 8% nas vendas de junho de 2020, na comparação com o mês de maio o que significa a segunda alta consecutiva do setor depois de enfrentar dias terríveis em março e abril. No entanto, quando se olha para o cenário de todo o ano de 2020 ainda há uma grande preocupação uma vez que o primeiro semestre fechou com uma queda de -3,1%, atrás apenas do segundo semestre de 2016, quando o setor apresentou queda de -5,6%.

         Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, apesar dessa retomada de fôlego, os desafios do setor ainda são enormes nesses tempos de pandemia.

         – Era até natural que as vendas crescessem em função de toda a demanda reprimida pelos meses em que o comércio não essencial permaneceu fechado. Houve também o fenômeno do crescimento das vendas on line, mas ainda precisamos trabalhar muito para voltar a crescer de verdade. Para isso é importante que a economia como um todo se recupere, os empregos voltem e, o mais importante, que a Covid-19 seja controlada, que as mortes e contaminações sejam reduzidas e para isso, nós do comércio, temos que fazer a nossa parte e continuar cumprindo as medidas sanitárias como uso de máscaras e álcool em gel, além de evitar as aglomerações, assim como a população em geral também precisa entender que a pandemia ainda não acabou – afirma Luiz Felipe.

         Segundo o empresário, a situação do comércio em Petrópolis, apesar do grande número de empresas que não conseguiram sobreviver, ainda não é de todo ruim porque as lojas continuam abertas e até houve recentemente uma expansão do horário de funcionamento, além do fato de que as barreiras sanitárias puderam ser flexibilizadas para consumidores de outras cidades que venham para a rua Teresa.  

         Os números da pesquisa do IBGE apontam que em janeiro já havia uma queda de -1,1%, em fevereiro uma pequena alta de 0,6%, em março já como reflexo da pandemia uma queda de -2,4%, uma baixa histórica de -17% em abril e uma alta também fora da curva de 14,4% em maio.          Entre os setores que mais se destacaram na pesquisa de junho estão os de livros, jornais, revistas e papelarias com crescimento de 69,1% nas vendas, tecidos, vestuário e calçados (53,2%), móveis e eletrodomésticos (31%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (26,1%).

Alerta de golpe contra clientes Unimed Petrópolis

A Unimed Petrópolis nos informa que tomou conhecimento de uma nova modalidade de golpe usando o nome da operadora. Segundo eles os estelionatários estão ligando para os pacientes com suspeita de Covid-19 solicitando dados pessoais e pagamento de exames.
A Unimed Petrópolis alerta aos seus clientes que não realiza ligações solicitando dados pessoais, cobranças ou pagamentos de exames e procedimentos.
Segundo a operadora, desde o início da pandemia vem sendo oferecido acompanhamento domiciliar dos seus clientes com casos suspeitos, em tratamento domiciliar ou pós-alta Covid-19 como forma de acolhimento e investigação epidemiológica.
As ligações são sinalizadas ao paciente e aos familiares no momento da alta hospitalar e ocorrem da seguinte forma:
A primeira ligação pós-alta ocorre com 48 horas após a saída do cliente. A segunda, no dia posterior à consulta em consultório e para os pacientes atendidos no Pronto Atendimento do hospital e liberados para casa, os contatos são em 48 horas do atendimento, no oitavo e no décimo quinto dia do atendimento.
A Unimed informa ainda que no caso de receber algum telefonema suspeito o segurado deve entrar em contato imediatamente com a Ouvidoria do Cliente, pelos telefones (24) 2220-5616, 2220-5628 e 2220-5631.

CDL Petrópolis chega aos 59 anos com o maior desafio da sua história

Entidade fundada por empresários lojistas tem enfrentado desafios para atuar em favor da economia e preservar vidas na pandemia da Covid-19

Na terça-feira, 04 de agosto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis completa 59 anos de fundação. Criada por empresários do comércio da cidade para implantar um sistema de consultas de informações para as vendas a prazo, o SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, a entidade atravessa o ano de 2020 tendo que lidar com as dificuldades econômicas decorrentes da pandemia da Covid-19, ajudando a encontrar soluções para que as lojas possam atender com segurança e ainda para que as empresas mantenham empregos e consigam financiamento para não fechar as portas.

         Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, este é o maior desafio enfrentado pela entidade nos seus quase 60 anos de existência. Uma grande dificuldade, segundo ele, mas que também mostra mais uma vez como a CDL se faz presente na vida da cidade.

         – Esse desafio é enorme porque não só precisamos marcar presença no diálogo com as autoridades para encontrar soluções que mantivessem as empresas funcionando, seja propondo alternativas para a  flexibilização do comércio, seja lutando para que o crédito chegasse na ponta às empresas que lutam para sobreviver, seja conscientizando os empresários para a importância de seguir as determinações de saúde e assim preservar vidas. Além disso, a CDL precisou ainda encontrar fórmulas para ajudar seus associados em dificuldade, negociando mensalidades em atraso e para solucionar suas próprias perdas de receita e manter, como mantivemos, todos os empregos dos nossos colaboradores – explica Luiz Felipe.          A CDL Petrópolis, fundada por causa do SPC, hoje se modernizou e oferece inúmeros produtos que auxiliam seus associados na gestão dos seus negócios, além de dispor do maior e mais completo banco de dados de informações de crédito do país, emitir certificados digitais e participar ativamente da vida comunitária da cidade.

Para CDL ampliação do horário do comércio ajuda na retomada

Entidade vê com otimismo decreto da prefeitura que modifica o horário de funcionamento das lojas da rua Teresa e Centro Histórico

A Câmara de dirigentes Lojistas de Petrópolis, que desde o início da crise da Pandemia da Covid-19 tem reivindicado junto ao Poder Público a adoção de medidas de flexibilização do comércio com respeito às normas da ANS e do Ministério da Saúde para preservação da vida, vê como positiva a decisão da prefeitura de ampliar o horário de funcionamento das lojas a partir da última segunda-feira, dia 27 de julho.

         Segundo o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, a medida é muito positiva no sentido de favorecer a necessária retomada econômica do comércio e do próprio município.

         – Na minha opinião essa foi uma medida sensata, seja porque a ampliação do horário contribui para distribuir melhor o fluxo de pessoas nas ruas e nas lojas, seja porque favorece os lojistas que poderão permanecer mais tempo oferecendo seus produtos aos consumidores, num caminho de volta à normalidade, sempre tomando todos os cuidados para evitar o contágio para que a cidade possa continuar com esses números baixos de ocupação de leitos hospitalares, porque ninguém quer um retrocesso e nossa prioridade sempre foi proteger vidas – afirma Luiz Felipe.

         De acordo com o decreto municipal as lojas das ruas Teresa e Aureliano Coutinho podem ficara abertas, de segunda a sábado, das 9h30 às 17h30 e no Centro Histórico, de segunda a sexta, de 11h30 às 19h e aos sábados das 10 às 19 h.