200 líderes empresariais fluminenses se reúnem em Petrópolis sexta e sábado na Convenção do Comércio Varejista do Estado do Rio

Senador Efraim Filho, relator da reforma tributária, faz palestra no evento

Uma jornada inspiradora de conhecimento e networking vai marcar a 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Rio de Janeiro, que inicia nesta sexta (18) em Petrópolis, no  Vila Itaipava Resorts Conventions. O evento promete dois dias de oportunidades para adquirir insights inovadores, estratégias de vendas e um mergulho profundo na aguardada reforma tributária, com o senador Efraim de Araújo Morais Filho, relator do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, apresentando palestra neste sábado (19). A convenção que vai reunir mais de 200 líderes empresariais é uma realização da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado (FCDL-RJ) com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis.

A abertura da convenção está marcada para às 20h nesta sexta (18) com a recepção aos convencionais e apresentação dos líderes das entidades lojistas que falarão sobre a conjuntura econômica e as expectativas do setor. A programação da convenção abordará temas como inovação tecnológica, estratégias para o crescimento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), obtenção de crédito e colaboração estratégica entre diferentes atores econômicos.

“Estamos entusiasmados em receber participantes de todo o estado na 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista em Petrópolis. Nossa abordagem diversificada de palestras visa capacitar os profissionais do setor com estratégias inovadoras”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis. Para Fabiano Gonçalves, presidente da FCDL-RJ, “esta edição da convenção em Petrópolis é um marco importante para o segmento e ficará na história”, pontua.

O momento mais aguardado desta convenção é a presença do senador Efraim de Araújo Morais Filho, relator do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Efraim Filho fala no sábado (19), às 15h, trazendo uma visão única sobre os aspectos cruciais da reforma tributária e como ela pode impactar diretamente o comércio varejista, um setor que é essencial para a economia do Brasil. Sua palestra promete esclarecer as nuances e desafios dessa reforma tão aguardada.

“A palestra do senador Efraim Filho apresentará esclarecimentos valiosos sobre a reforma tributária, um tema crucial para o futuro do varejo. Será um evento transformador, promovendo conexões e ideias que impulsionarão o comércio varejista”, aponta Cláudio Mohammad.  A mesma expectativa tem Fabiano Gonçalves: “a reforma tributária é um tema de extrema relevância e a participação do senador trará clareza sobre seus impactos. Acredito que sairemos enriquecidos e preparados para enfrentar os desafios do comércio varejista com uma visão renovada”, afirma o presidente da FCDL-RJ.

Painel com prefeito de Campos e palestras completam a agenda de sábado

Um painel de destaque, também à tarde, na 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista em Petrópolis abordará a interlocução entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar a economia e o varejo fluminense. O prefeito de Campos, Wladmir Garotinho, apresentará estratégias sobre como a colaboração entre governos, atores públicos, empresas e terceiro setor pode resultar em agendas conjuntas, iniciativas e políticas para fortalecer a indústria, o comércio e os serviços, criando um ambiente propício para o desenvolvimento econômico.

A programação, no entanto, começa às 9h deste sábado, com a palestra “O jeito Disney de encantar os clientes”, ministrado por Ana Cláudia Peixoto do Sebrae – RJ, explorando conceitos inovadores para criar experiências memoráveis de atendimento.

Em seguida, “Marketing Digital para Impulsionar o Varejo”, com Rafael Leonardo Oliveira do Sebrae – RJ, abordará as bases do marketing digital, desde canais até a qualidade das fotos, visando maximizar o alcance das empresas.

A jornada de inovação continuará com “Pós-NRF 2023 – Inovação e Tecnologia”, liderada por Ladmir Carvalho da Alterdata, trazendo uma síntese das principais tendências discutidas na NRF 2023 e seu impacto nas indústrias de comércio e e-commerce.

Anita Pereira Roquete, Gerente de Marketing da Claro Empresas, apresentará “Impulsionando o crescimento das PME’s: Além da conectividade”, explorando estratégias para o crescimento de pequenas e médias empresas, indo além da conectividade.

A programação prossegue com “Impulsione seus negócios com o crédito da AgeRio”, onde Bruno Bravo, Superintendente da AgeRio, apresentará opções de crédito para diferentes negócios, visando impulsionar as vendas.

Encerrando o evento, José César da Costa, Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, trará uma avaliação completa do evento, destacando suas agendas e discutindo os próximos passos e desafios do comércio varejista.