23 milhões de pessoas vão usar 13° salário para as compras de Natal

CDL Petrópolis aponta ainda benefício para o comércio com consumidor usando parte do abono para se manter no ‘azul’

Com a chegada do tão aguardado 13°  – primeira parcela vencendo nesta quinta (30) e a segunda no dia 20 de dezembro –  a expectativa dos trabalhadores cresce, impulsionada pelas oportunidades de quitação de dívidas, celebrações natalinas e possíveis investimentos. A recente pesquisa realizada em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em colaboração com a Offerwise, revela que 23 milhões de pessoas – cerca de 33% dos trabalhadores CLT – planejam destinar o abono para as compras de Natal.

De acordo com a pesquisa, uma parcela significativa, equivalente a 29%, expressa a intenção de poupar, economizar ou investir esse recurso. A ponderação sobre os destinos do dinheiro revela que 25% pretendem utilizá-lo nas comemorações de Natal ou Ano Novo, enquanto 21% direcionarão o valor para quitar dívidas em atraso.

“É positivo o impacto que o 13° salário tem na economia da nossa cidade. Os dados da pesquisa refletem a confiança dos trabalhadores em investir nas compras natalinas. É importante ressaltar também a preocupação do consumidor em usar parte do abono para quitar dívidas. É um movimento benéfico para o comércio porque garante o poder de compra ao longo do ano e, evidentemente, para o cliente que inicia 2024 estável financeiramente”, observa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad. Ele aponta ainda sobre os gastos sazonais que surgem no início do ano, como IPTU, materiais escolares e IPVA, ressaltando a necessidade de planejamento para não ser surpreendido e começar o ano endividado. “Estar no azul é bom pra todo mundo”, considera.

Trabalhadores buscam ocupações temporárias para reforçar a renda

A pesquisa revela que 56% dos entrevistados estão dispostos a recorrer a trabalhos temporários para incrementar a renda e possibilitar um gasto mais expressivo durante as festividades natalinas. Esse cenário é mais predominante nas classes C, D e E, alcançando a marca de 62% dos respondentes pertencentes a essas classes socioeconômicas. Estima-se que cerca de 68,8 milhões de consumidores farão atividades extras para desfrutar de um Natal mais generoso.

“O comércio da cidade trabalha com a expectativa de gerar três mil vagas temporárias até o final do mês, mas o trabalhador recorre a talentos em confeccionar comidas típicas, artesanato e outras formas de gerar renda neste período. Tudo isso somado é benefício para a cidade fazendo o dinheiro rodar em Petrópolis, fortalecendo a economia”, analisa Cláudio Mohammad.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa abrangeu consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que planejam comprar presentes de Natal. A coleta de dados foi realizada via web, sendo pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. O tamanho amostral totalizou 755 casos, com uma margem de erro de 3,6 pontos percentuais no geral e 3,9 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. A coleta dos dados ocorreu no período de 19 a 27 de outubro de 2023.

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