Black Friday ganha o mês inteiro e promete aquecer o comércio em Petrópolis

A Black Friday deixou de ser um evento de um único dia – que este ano será em 28 de novembro – para se transformar em um mês inteiro de oportunidades. Em 2025, o varejo brasileiro deve alcançar o maior faturamento da história para o período, com R$ 13,6 bilhões movimentados na semana oficial do evento — um crescimento de 16,5% em relação a 2024, segundo o estudo Black Friday 2025, da consultoria Gauge em parceria com a agência W3haus.

Mas, embora o e-commerce mantenha força e continue a expandir sua participação, o comércio de rua e os lojistas locais seguem com papel importante nesse movimento. “O consumidor petropolitano valoriza o atendimento próximo, a confiança e a possibilidade de comparar preços e produtos presencialmente. Isso abre espaço para boas oportunidades também nas lojas físicas”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL Petrópolis), Cláudio Mohammad.

De acordo com o levantamento, apenas um terço das vendas de novembro deve se concentrar na sexta-feira tradicional. O restante se dilui em ações que se estendem por todo o mês, consolidando o chamado Black November. Para Mohammad, isso favorece o planejamento das empresas e amplia o tempo de consumo. “Essa mudança permite que os lojistas criem campanhas mais estratégicas, escalonem seus descontos e ofereçam uma experiência de compra mais completa. A Black Friday se tornou uma temporada de boas ofertas, não apenas um dia de liquidação”, afirma.

O estudo aponta ainda que sete em cada dez consumidores tendem a comprar mais quando recebem ofertas personalizadas, e que metade deles inicia as pesquisas por promoções com mais de 30 dias de antecedência — um comportamento que tem levado o varejo a antecipar campanhas e fortalecer a comunicação digital.

Para o presidente da CDL Petrópolis, o cenário é de otimismo, mas também de desafio. “As micro e pequenas empresas podem e devem aproveitar esse momento. Mesmo em meio ao crescimento do comércio eletrônico, as lojas físicas têm a chance de se destacar com criatividade, atendimento e promoções verdadeiras. É isso que fideliza o cliente e movimenta a economia local”, ressalta Mohammad.

Segundo o Sebrae, em 2024 o e-commerce respondeu por 58,2% das compras da Black Friday e deve crescer cerca de 15% neste ano, alcançando R$ 13,34 bilhões em faturamento. Ainda assim, o consumidor busca conveniência, custo-benefício e confiança — atributos que o comércio petropolitano vem fortalecendo. “A expectativa é positiva. Os lojistas estão preparados e empenhados em oferecer ofertas reais, produtos de qualidade e uma experiência que valoriza o cliente. Esse é o nosso diferencial”, conclui o presidente da CDL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.