CDL Petrópolis promove reunião sobre segurança pública com foco em videomonitoramento e integração ao 190
Encontro será conduzido pelo comandante do 26° Batalhão da PM
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) realizará, no dia 23, às 10h, uma reunião estratégica sobre segurança pública em parceria com o 26º Batalhão da Polícia Militar. O encontro acontecerá na sede da CDL, na Rua Irmãos D’Ângelo, 48 – sobreloja, no Centro, e terá como tema central o sistema de videomonitoramento e a integração ao 190, canal oficial de emergência da PMERJ.
A iniciativa é fruto da articulação entre o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, e o comandante do 26º BPM, tenente-coronel Rasteiro, com o objetivo de ampliar o diálogo entre comerciantes, autoridades e a comunidade sobre soluções tecnológicas que possam fortalecer a segurança na cidade.

De acordo com Cláudio Mohammad, o comércio é um dos pilares da economia local e precisa operar com tranquilidade. “A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada, e este encontro é uma oportunidade de unir forças com a Polícia Militar para pensar em soluções reais e eficazes”, afirma.
Durante a reunião, serão apresentados os detalhes do projeto 190 Integrado, que visa agilizar o tempo de resposta da PM e ampliar o monitoramento de áreas públicas por meio da conexão de câmeras de segurança — públicas e privadas — ao sistema da Polícia Militar. Cidadãos, empresas e instituições podem compartilhar imagens de câmeras, sensores e alarmes com a PM, desde que os equipamentos estejam voltados para áreas públicas, tenham conexão com a internet e armazenem imagens por pelo menos 30 dias. Com essa integração, ao ligar para o 190, os agentes podem visualizar em tempo real o que está acontecendo no local da ocorrência, o que permite uma resposta mais rápida e precisa.
“A tecnologia está à nossa disposição, e precisamos usá-la para proteger vidas e patrimônios. Queremos que os lojistas entendam como podem participar e contribuir com esse sistema”, reforça Mohammad. A expectativa é que mais de 30 mil dispositivos estejam conectados até o fim do programa. Atualmente, a Polícia Militar já conta com câmeras de órgãos públicos e 9.500 câmeras corporais nos uniformes dos agentes, ampliando significativamente a cobertura de vigilância em locais de circulação pública.
“A participação da sociedade é fundamental para a construção de um ambiente urbano mais seguro, colaborativo e inteligente. O título que Petrópolis vem mantendo desde 2018 de “cidade mais segura do Estado do Rio” entre as com mais de 100 mil habitantes precisa ser mantido. Ainda há desafios na área de segurança pública e a integração com a sociedade é um passo importante para fortalecer as ações preventivas, ampliar o alcance da vigilância em tempo real e garantir respostas mais rápidas e eficazes por parte das forças de segurança”, aponta o presidente da CDL.