Lojistas do Brasil se preparam para o Dia Livre de Impostos 2024 em 06 de junho

CDL Petrópolis divulga ação e inscrições, que já estão abertas

As lojas de todo o Brasil estão se mobilizando para participar do Dia Livre de Impostos 2024 (DLI), um movimento organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com adesão da CDL Petrópolis. Desde 2003, este evento tem sido um protesto contra as elevadas cargas tributárias e a baixa eficiência na aplicação dos impostos arrecadados. O impacto da ação é medido pelos números: em 2023, o Dia Livre de Impostos registrou a participação de mais de 50 mil lojas varejistas em todo o Brasil, movimentando cerca de R$ 2 bilhões em vendas. O impacto na mídia espontânea foi estimado em R$ 63 milhões, evidenciando a relevância e o alcance deste movimento.

Neste ano, o Dia Livre de Impostos será realizado em 06 de junho, e as inscrições já estão abertas para os empresários interessados em participar. Para se cadastrar, basta acessar o site oficial do evento em www.dialivredeimpostos.org.br. As inscrições estarão disponíveis até o dia 5 de junho, às 22 horas (horário de Brasília). Vale ressaltar que os produtos e empresas cadastrados estarão visíveis no site a partir do dia 3 de junho.

“A CDL Petrópolis, como agente de sensibilização para este movimento, está engajada em incentivar a participação dos empresários locais, tanto das lojas físicas quanto das virtuais. É importante que o consumidor sinta no bolso o peso da carga tributária que incide sobre os produtos e como ele poderia ter mais qualidade de vida e acesso a bens sem essa pressão dos impostos que, muitas das vezes, não revertem para o bem estar da população que acaba sendo duplamente penalizada, pagando mais caro e ficando sem o retorno do imposto em obras e serviços públicos”, considera Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.

Os coordenadores nacionais do Dia Livre de Impostos, Raphael Paganini e Lucia Fassarela, juntamente com Victor Gonzales, coordenador da CDL Jovem Amazonas e gestor do projeto,  destacam que o Dia Livre de Impostos é mais do que um protesto; é uma oportunidade para o varejo, gerando visibilidade e aumentando o fluxo de consumidores.

“Essa é a maior campanha brasileira sobre o impacto dos tributos na vida do cidadão. Em alguns casos os descontos são de mais de 70% no preço dos produtos nesta data mostrando ao consumidor o preço real de produção e distribuição dos artigos que chegam às prateleiras com excesso de impostos”, aponta Cláudio Mohammad.

Em 2023, a carga tributária do governo federal, dos estaduais e municipais chegou a R$ 3,52 trilhões. Só nos primeiros quatro meses de 2024, a arrecadação de impostos no país já bateu R$ 1,2 trilhão e há previsão de que possa beirar os R$ 4,8 trilhões até o final do ano.

No portal do Dia Livre de Impostos, é possível fazer o download de peças, produzidas pela CDL Jovem para que os participantes cadastrados possam divulgar a campanha e suas promoções nas redes sociais e outros canais de comunicação. Também está disponível o manual de marca com todas as orientações para o uso das artes.