Movimento Petrópolis 2030 recebe o governador Cláudio Castro e o secretário de Governo Bernardo Rossi nesta quarta (01/11)

Instalação do Segurança Presente e ações do Estado em curso na cidade são pauta da reunião com 100 empresários

O Petrópolis 2030, formado por 26 entidades empresariais e da sociedade, recebe o governador Cláudio Castro e o secretário estadual de Governo, Bernardo Rossi, nesta quarta-feira (1/11) para apresentação das ações do estado na cidade com foco no Segurança Presente, uma das pautas do movimento, e que estará sendo inaugurado no município. A reunião de trabalho, com a participação de 100 empresários,  acontece às 10h, na Locanda Centro Histórico (Avenida Ipiranga, 439). A base do Segurança Presente será inaugurada pelo governador após a reunião, às 11h, na Praça da Inconfidência.

“Este é um passo importante que o movimento empresarial Petrópolis 2030 dá para a execução das 20 propostas iniciais elencadas por 26 entidades e instituições como prioridades para o desenvolvimento da cidade. O Segurança Presente é uma dessas ações como um instrumento para manter a cidade como a mais segura do Estado (entre municípios com mais de 100 mil habitantes). A segurança gera qualidade de vida, expande negócios, atrai mais investimentos e coloca a cidade na rota de empreendedores. É isso que queremos com o movimento”, destaca Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, que lidera a aliança empresarial.

Em um balanço, desde 2014, quando iniciou, o Segurança Presente somando todas as áreas onde está instalado já atendeu 365 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou 7.500 foragidos da Justiça e conduziu mais de 51 mil suspeitos às delegacias.

O programa reforça a segurança pública em áreas urbanas de grande movimentação, com a instalação de postos de policiamento fixos em locais estratégicos, nos quais policiais, agentes de segurança e assistentes sociais atuam de forma preventiva, auxiliando na prevenção de crimes, no atendimento a emergências e no fortalecimento do policiamento comunitário. Além disso, o programa incentiva a parceria com empresários e a comunidade, promovendo uma abordagem holística para abordar questões de segurança e melhorar a qualidade de vida nas áreas atendidas.

“O Segurança Presente, um projeto voltado para a segurança pública que tem se mostrado extremamente eficaz em outras regiões do estado. Por isso ele está em nossa pauta de reivindicações e estamos muito felizes que ele se torne realidade em Petrópolis”, afirma o presidente da CDL Petrópolis.

Na reunião de trabalho, o movimento empresarial abordará com o governador e o secretário estadual de Governo ações do Estado que estão sendo desenvolvidas em Petrópolis e algumas delas que fazem parte da pauta de reivindicações do Petrópolis 2030. “O Estado tem iniciativas como o túnel extravasor do Quissamã e as obras de reconstrução, que são uma pauta de interesse não apenas dos empresários, mas da população e ainda outras ações que foram levadas pelo movimento como a solução para a BR-040, a ferrovia na Serra Velha e a tecnologia como formação profissional que estão sendo executadas pelo Estado e que fazem parte deste rol de reivindicações pelo desenvolvimento econômico da cidade”, explica Cláudio Mohammad.

Movimento Petrópolis 2030 foca em desenvolvimento econômico

Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis e que lidera a ação empresarial, destaca que o movimento está focando em tirar do papel projetos considerados fundamentais para garantir um futuro promissor para nossa cidade. “Estamos centrados em desenvolver iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promover o crescimento econômico e fortalecer a infraestrutura local. Através do engajamento e colaboração de todos os envolvidos, estamos construindo um caminho sólido para Petrópolis, que nos permitirá enfrentar os desafios do amanhã com confiança e determinação. É hora de unirmos esforços e trabalharmos juntos para fazer de Petrópolis uma cidade ainda mais próspera e acolhedora”, afirma.

Movimento Petrópolis 2030  surgiu da vontade de líderes empresariais e como uma resposta à necessidade urgente de investimentos para o desenvolvimento econômico e a recuperação da cidade de Petrópolis. Este movimento foi criado com um propósito de reunir líderes do setor privado para apresentar e trabalhar junto com o poder público com o objetivo de resgatar projetos estratégicos que impulsionem a economia local em um prazo de sete anos. Ele representa uma colaboração ativa entre o setor público e a iniciativa privada, atuando como um agente de mudança para promover o crescimento e a prosperidade da cidade.

“Temos uma pauta de 20 projetos iniciais e estamos batalhando para a realização de cada um deles. A pauta abrange desde obras estruturais como a nova pista de subida da serra passando por programas e serviços como Segurança Presente. Temos encontrado no governo do Estado o agente público com expertise, recursos e vontade política de atender os pleitos da cidade e é com esse vigor que recebemos o governador e o secretário Bernardo Rossi para consolidar mais itens de nossa pauta”, considera Cláudio Mohammad.