Movimento Petrópolis 2030 recebe o secretário estadual de Transportes para impulsionar projetos estratégicos

Reunião, dia 15, com Washington Reis tem foco em obras como a nova pista de subida da serra

O movimento empresarial Petrópolis 2030 vai receber o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, no dia 15, às 9h, no espaço Locanda Centro Histórico, para uma reunião de trabalho com discussões abrangentes sobre projetos estratégicos de infraestrutura e mobilidade na cidade serrana. A pauta urgente inclui a nova pista de subida da serra, destaque para projetos como a ligação Bingen-Quitandinha, assim como prazos para sua concretização e reativação da ferrovia entre Magé e Petrópolis, promovendo o turismo e melhorias na mobilidade. Além disso, o primeiro heliporto da região serrana, essencial para assistência médica, transporte de órgãos, Defesa Civil e forças de segurança, será abordado. Participam do encontro representantes das 26 entidades empresariais que compõe o movimento Petrópolis 2030 e que atuam pelo desenvolvimento econômico da cidade pautado em dotar o município de infraestrutura que beneficie empresas, novos negócios e que gere empregos.

“Esta reunião é de extrema importância para Petrópolis. Ela representa um passo significativo na direção do desenvolvimento econômico da nossa cidade. Estamos ansiosos para discutir esses projetos estratégicos de infraestrutura e mobilidade com o secretário Washington Reis e também com o deputado estadual Rosenverg Reis que já confirmou presença.  O movimento empresarial Petrópolis 2030 está comprometido em acompanhar de perto essas iniciativas, garantir um cronograma de execução detalhado e, mais importante, contribuir para que esses projetos beneficiem toda a nossa comunidade. Acreditamos que a presença do secretário em Petrópolis e o diálogo direto com o empresariado são elementos essenciais para o progresso da nossa cidade.”

A recente portaria do Ministério dos Transportes, que permite a renegociação de concessões por até 15 anos sem a necessidade de novo processo licitatório, pode impactar a Concer, concessionária da BR-040, adiando uma nova concorrência prevista. De outro lado, o Ministério dos Transportes anunciou a licitação de uma nova concessão para a rodovia no trecho entre Rio e Juiz de Fora com edital saindo apenas em 2024. “Qualquer que seja a solução queremos a garantia da nova pista concluída com prioridade e esse é um dos pleitos que iremos levar ao Estado pedindo seu apoio”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e líder do Movimento Empresarial Petrópolis 2030. “Enfatizamos a necessidade de envolvimento e comprometimento do Estado na execução da nova pista e na manutenção da atual até sua conclusão, bem como melhorias na via de descida e outros aspectos cruciais para a ligação com a União e Indústria”, completa.

O Movimento Empresarial Petrópolis 2030 celebra o investimento do governo estadual de R$ 3,4 milhões na ligação Bingen-Quitandinha, mas busca um cronograma detalhado para garantir o acompanhamento e a agilidade na execução. “Se o Estado garantiu a verba, a concessionária está de acordo e a prefeitura também, resta a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) dar o seu ok e não inviabilizar a conexão atrelando a ligação a uma nova concessão que ainda será licitada. Este é um dos apoios que queremos do governo do Estado”, antecipa Cláudio Mohammad.

A reativação da ferrovia entre Vila Inhomirim e o Alto da Serra, estimada em R$ 60 milhões, é outra pauta relevante para a mobilidade e turismo da cidade. Além disso, o heliporto, projeto agora resgatado pela Secretaria estadual de Transportes, contribuirá significativamente para vários setores, incluindo assistência médica, transporte de órgãos e turismo.

“A presença do secretário Washington Reis em Petrópolis e o contato direto com o empresariado são considerados de extrema importância, demonstrando um compromisso genuíno com o desenvolvimento da cidade e fortalecendo a colaboração entre o setor público e privado para impulsionar projetos benéficos para toda a comunidade”, afirma Cláudio Mohammad.

Movimento Petrópolis 2030 atua pelo desenvolvimento econômico

O Movimento Petrópolis 2030 é uma iniciativa de 26 instituições empresariais e representativas da sociedade de Petrópolis que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. Criado recentemente, o movimento reúne líderes do setor privado com a missão de resgatar projetos estratégicos que possam alavancar a economia local. Com uma visão de futuro até 2030, o movimento identifica e prioriza 20 propostas fundamentais, abrangendo infraestrutura, mobilidade e outros aspectos-chave para garantir um futuro próspero para Petrópolis. O Movimento Petrópolis 2030 atua como um agente de mudança, buscando a colaboração com o poder público e a iniciativa privada para transformar essas propostas em realidade e promover o crescimento sustentável da cidade.