Encontro do setor empresarial com o secretário Vinícius Farah

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) realizou, nesta quarta-feira (07/07), uma reunião de representantes do setor comercial e empresarial com o Secretário Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Farah. O objetivo foi apresentar as demandas da cidade no setor de desenvolvimento e conhecer os projetos que estão sendo elaborados em prol da retomada econômica do Estado e do município.

O encontro, liderado pelo presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, também contou com a presença do prefeito interino, Hingo Hammes; do presidente do Sicomercio, Marcelo Fiorini; do secretário da Turispetro, Samir El Ghaoui; além de demais representantes da CDL e de outras entidades ligadas ao turismo, empreendedorismo e ao empresariado local.

Em sua apresentação, Farah falou de seu maior objetivo como secretário, explicando que a desburocratização dos processos públicos para as empresas é um de seus focos. De acordo com o secretário, está em estudo a criação de 12 agências de desenvolvimento nas diversas regiões do Estado, visando atender os empreendedores, facilitar os trâmites empresariais e criar uma linha direta de contato entre o Estado, o município e os investidores que pretendem abrir ou expandir seus negócios.

Vinícius Farah também se comprometeu a intervir junto a Agência Estadual do Fomento (AgeRio) para a criação de linhas de crédito permanente específicas, visando dar fôlego para o principal setor de Petrópolis, o turístico. “A ideia é oferecer créditos para a rede hoteleira, gastronômica e demais áreas ligadas ao turismo, para que a cidade possa voltar a crescer, gerar empregos e retomar sua economia”, explicou o Secretário Estadual. Outro comprometimento do secretário foi promover um dia inteiro de ação direta da AgeRio em Petrópolis, para o atendimento presencial a empresários e comerciantes que tentaram linhas de crédito através do site da Agência mas, por algum motivo, estão com seus pedidos parados ou sem análise. “Vamos fazer uma força tarefa para destravar esses pedidos e liberar o processo para quem realmente está apto a receber os recursos. Isso irá ajudar e muito na retomada da cidade”, declarou Farah.

Em sua fala, o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad ressaltou que se faz necessária uma política para a atração de novas indústrias para Petrópolis. “Nos últimos anos, perdemos muitas fábricas e temos diversos espaços ociosos, que poderiam estar gerando empregos e movimentando a economia da cidade. Precisamos reverter essa situação urgentemente”, declarou ele. Sobre esse assunto, alguns pontos foram levantados, como a busca por uma lei de incentivo fiscal (ICMS) específico para Petrópolis para atrair grandes indústrias e, ainda, a apresentação de um Manifesto de Interesse, a ser construído pela representatividade empresarial e pelo poder público para ser apresentado ao Estado, a fim de apresentar a cidade de Petrópolis como um destino atrativo para as indústrias. – Foi um encontro muito produtivo e importante para a cidade de Petrópolis. Estreitar os laços com o poder público é o primeiro passo para que os empreendedores, comerciantes e empresários em geral da cidade possam expor seus anseios e demandas e, assim, conquistarem melhorias para a economia local – concluiu o presidente da CDL Petrópolis, Claudio Mohammad, afirmando que irá dar seguimento aos assuntos tratados no encontro em conjunto com as demais entidades empresariais.