Lojistas preparam diferenciais para a Páscoa e têm expectativas de até 3,5% de aumento nas vendas

CDL Petrópolis vê aceleração de vendas de chocolates e itens de alimentação

Com uma perspectiva de aumento de vendas entre 2,4% a 3,5% em relação ao ano passado, o comércio de Petrópolis se prepara para aceleração do movimento nas próximas semanas, anteriores à Páscoa. A expectativa é de que na antevéspera e véspera, Sexta-feira Santa (29) e sábado (30), o movimento seja ainda mais intenso com a tradicional promoção de redução de preços. As lojas trabalharão nos horários acordados com os empregados legalmente via sindicato de classes podendo estender o expediente, porém o indicado ao consumidor é que antecipe suas compras. A Câmara de Dirigentes Lojistas está otimista com as vendas não apenas de chocolates, mas de itens de alimentação para almoço e ceias em família e também presentes para as crianças, itens que marcam a data.

O preço médio que os consumidores vão desembolsar com presentes ficará entre R$ 150 a R$ 270.  Descontos progressivos e combos com preços atraentes além de bônus para compras maiores são um indicativo da CDL aos lojistas. “Famílias grandes têm mais crianças a serem presenteadas, então, mecanismos de redução de valores ajudam ao consumidor e beneficiam o comércio que dá fluxo aos seus estoques. Produtos personalizados e qualidade dos itens também são forte diferencial para os consumidores”, enumera Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.

O comércio varejista acredita que a temporada de Páscoa pode ser promissora considerando uma maior estabilidade no emprego e inflação controlada, um cenário relativamente favorável às vendas. Apesar dos sinais positivos, a busca por produtos mais acessíveis e substitutos pode ser uma tendência. O presidente da CDL considera que o lojista deva fazer investimentos pulverizados em artigos mais em conta e produtos de primeira linha. Outra vantagem é a menor concorrência das compras digitais, considerando que o consumidor, para o tipo de produto da Páscoa, gosta de escolher de perto ovos de chocolate e bombons, comparando tamanhos e preços.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) a produção de ovos e itens de Páscoa atingiu 10,8 mil toneladas no Brasil em 2023, crescimento de 21% em comparação com o ano anterior e perspectiva de ser ainda maior em 2024. “Mesmo sendo artigos bem explorados pelo comércio atacadista, os produtos de chocolate estarão presentes do micro ao médio e grande lojista da cidade. O comerciante sabe que deve investir em diferenciais para se destacar da concorrência sejam em ações promocionais ou produtos especiais. Vale a criatividade e o tino comercial”, indica o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.

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