CDL Petrópolis lança o projeto “Escola Tech” com a montagem de salas de informática em unidades públicas

Projeto começa na Escola Municipal Santa Maria Goretti atendendo a 80 estudantes em contraturno

Um novo horizonte de oportunidades educacionais se abre para as crianças da Escola Municipal Santa Maria Goretti, no Bingen, com o lançamento do projeto “Escola Tech”. A unidade vai funcionar como projeto-piloto de uma ação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, em parceria com a Mitra Diocesana e a prefeitura para dotar escolas da rede pública municipal de salas de informática.  Todo o material, incluindo dez computadores, foram doados por empresas que estão aderindo o projeto que inicia atendendo a 80 estudantes em contraturno. O projeto foi lançado nesta terça-feira (19) e recebido com festa pelos alunos que participaram da inauguração da sala de informática Monsenhor Paulo Daher, uma homenagem ao sacerdote que exerceu o magistério por mais de 30 anos e era entusiasta da educação.

O Escola Tech tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia e à educação de qualidade, proporcionando um laboratório de informática totalmente equipado para alunos da escola. O projeto não apenas angaria doações de computadores usados das empresas locais, mas também se responsabiliza pela revisão e manutenção desses equipamentos, garantindo que eles estejam em perfeitas condições de uso. Além disso, a CDL Petrópolis realiza todas as instalações elétricas e de cabeamento necessárias na sala de aula designada para o laboratório, garantindo um ambiente propício ao aprendizado.

“É necessário que os estudantes sejam preparados para um mundo cada vez mais digital e isso começa com o equipamento necessário para as aulas. O projeto está estrategicamente planejado para ser expandido para outras escolas públicas da cidade, proporcionando benefícios educacionais a um número cada vez maior de estudantes”, aponta o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.

Cláudia Guedon, diretora da unidade, está entusiasmada com o início das aulas  que vão abranger alunos de 1° ao 5° do ensino fundamental, faixa etária de 9 a 11 anos e também estudantes de 6° ao 9° ano, que têm entre 12 e 14 anos.  Estes estudantes fazem parte do Projeto Espiral que visa a recomposição da aprendizagem, garantindo as habilidades básicas do ciclo de alfabetização e promovendo a inclusão dos alunos que estão em defasagem.

Com os equipamentos de informática, os alunos poderão trabalhar pesquisa e, consequentemente, melhorar na escrita e português, além de desenvolverem demais habilidades com acesso a temáticas variadas.  “Estamos felizes em ser o início deste projeto e temos certeza que irá contribuir para a formação das crianças. É uma oportunidade de aprendizagem, de estar mais tempo na escola e a gente fica muito entusiasmados porque o projeto acredita na potencialidade de nossos alunos”, afirma Cláudia Guedon.

Na inauguração as estudantes Alice Moreira Martins de Sá e Maria Clara Kronenberger falaram em nome dos alunos e comemoraram  a ação: “é uma sala muito importante para todos os alunos da escola e agradecemos muito a oportunidade”, disse Alice, sentimento acompanhado por Maria Clara, que ressaltou que os equipamentos “vão facilitar os estudos e ajudar muito no dia a dia”.

O “Escola Tech” também está convidando empresas locais a se unirem a esta nobre causa, doando equipamentos e recursos financeiros para ampliar seu impacto. “Com o envolvimento da comunidade e o compromisso da CDL Petrópolis, o projeto promete ser um catalisador de mudanças significativas na educação pública da cidade”, pontua Cláudio Mohammad.  Segundo ele, o projeto-piloto na Escola Municipal Santa Maria Goretti é apenas o começo de uma jornada frutífera. “Estamos ansiosos para contribuir em transformar o cenário educacional da cidade e garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de prosperar em um mundo digital”, completa.

A inauguração da sala de informática foi acompanhada por representantes da Mitra Diocesana como Maria Nilva Corsini, coordenadora das escolas paroquiais e Cristiane Noel Souza da Cruz, do projeto Virtudes, nas escolas paroquiais. Também teve a presença de Juliana Gimenez, da inspeção escolar da secretaria municipal de Educação.