Perspectivas e desafios para o comércio varejista em 2024: uma antecipação necessária

À medida que nos aproximamos do final de mais um ano, é imperativo refletir sobre as nuances do cenário econômico que moldaram o comércio varejista em 2023 e projetar as principais metas para o ano vindouro. O ano que se encerra trouxe consigo desafios inesperados, com o comércio enfrentando obstáculos significativos que demandaram resiliência e adaptação por parte dos empresários.

O ano de 2023 é considerado de crescimento moderado na economia global, mas assinalando a recuperação do poder de compra, melhora da renda, queda da inflação e redução da taxa de juros, garantiram um período de menor turbulência e alta real de 2% das vendas.

Em 2023, o avanço tecnológico e as mudanças nos padrões de consumo foram protagonistas, moldando a forma como os consumidores interagem e realizam suas compras. A ascensão contínua do comércio eletrônico e as expectativas crescentes por experiências personalizadas destacaram a necessidade premente de digitalização por parte dos varejistas. Aqueles que souberam investir em estratégias omnicanais se destacaram, enquanto a resistência à inovação trouxe desafios para alguns estabelecimentos. Outro ponto crítico foi a gestão eficaz da segurança digital. O aumento das transações online inevitavelmente atraiu atividades fraudulentas, exigindo medidas proativas para proteger os consumidores e os negócios.

Empresas que não acompanharem as tendências tecnológicas enfrentarão dificuldades em se manterem competitivas, adaptarem-se às demandas do mercado e atenderem às expectativas dos clientes. Portanto, é importante considerar o investimento em tecnologia como um forma de impulsionar o crescimento e a sustentabilidade dos negócios. Adotar soluções tecnológicas, vai muito mais além do uso de um simples software emissor de NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica) e passa pela automação de processos, análise de dados e IA (inteligência artificial).

As empresas podem aumentar a eficiência, reduzir custos operacionais e melhorar a experiência do consumidor. Isso ajudará a atrair mais clientes, fidelizá-los e se destacar da concorrência, contribuindo para a superação dos desafios enfrentados no mercado.

A CDL Petrópolis, para colaborar com os empresários neste sentido, vai promover em 2024 palestras sobre tecnologia e também buscará no nosso parque tecnológico, o Serratec, empresas  interessadas em fazer os negócios tradicionais usarem cada vez mais as modernas ferramentas digitais, estabelecendo critérios para seleção dos parceiros e negociar condições vantajosas para o empresariado.

A CDL Petrópolis também irá em busca de fomento, facilitando condições para que os empresários possam fazer investimentos em tecnologia. É vital, também que em 2024 intensifiquemos nossos esforços na implementação de tecnologias de segurança robustas e na conscientização dos consumidores sobre práticas seguras.

As lições aprendidas em 2023 destacam a importância de compreender as transformações no comportamento do consumidor. A personalização, a sustentabilidade e a responsabilidade social tornaram-se fatores decisivos nas decisões de compra. No próximo ano, nossa meta é alinhar as estratégias comerciais às demandas crescentes por produtos e serviços sustentáveis, promovendo não apenas a satisfação do cliente, mas também o comprometimento com valores éticos e ambientais.

Além disso, não podemos ignorar a importância do fortalecimento das parcerias locais. Em 2024, pretendemos intensificar os esforços para envolver a comunidade, promovendo eventos e iniciativas que não apenas impulsionem as vendas, mas também fortaleçam os laços entre consumidores e comerciantes locais.

Ao olhar para o futuro, é evidente que a inovação contínua e a adaptabilidade serão fundamentais para o sucesso no cenário competitivo do varejo. O investimento em capacitação digital, a compreensão das mudanças nas preferências do consumidor e a promoção de uma abordagem holística, considerando não apenas as transações comerciais, mas a experiência global do cliente, serão as pedras angulares da estratégia para 2024.

Que possamos encarar os desafios vindouros com determinação, sabendo que, ao unir esforços e abraçar a mudança, construiremos um futuro mais robusto e promissor para o comércio varejista em Petrópolis. Estamos prontos para enfrentar 2024 com resiliência, inovação e o compromisso contínuo de atender às expectativas do nosso estimado público consumidor.

Cláudio Mohammad, presidente  da CDL Petrópolis