Último dia do Feirão Limpa Nome nesta quinta (26)

950 pessoas já foram atendidas para renegociar dívidas com descontos de até 90%

Esta quinta-feira (26) é o último dia para aproveitar o Feirão Limpa Nome em Petrópolis, uma oportunidade única para negociar dívidas com bancos, concessionárias de luz, água e telefonia e comércio com descontos de até 90%. Nos dois primeiros dias do evento (terça e quarta-feira) 950 pessoas foram atendidas para regularizaram suas pendências e recuperar acesso ao crédito. O atendimento pode ser previamente agendado pelo site www.denomelimpo.com.br marcando horário para ser atendido ou diretamente de forma presencial no Clube Petropolitano (Avenida Roberto da Silveira, 82, Centro), de 9h às 17h.

A média de descontos para quem procurou o Feirão é de 65% de abatimento das dívidas. Mas, esse percentual pode ser maior, de acordo com as negociações que são feitas na hora do atendimento e que podem chegar a 90%.  O público que procura o atendimento também recebe orientação judicial se for o caso, como do morador do Morin, Leonardo Gonçalves Penha, de 48 anos, que levou um susto ao receber uma cobrança de R$ 11 mil da Enel de taxa de luz por um imóvel que está fechado há quase três anos. “Um atendimento muito, bom, tranquilo e que me direcionou para a Defensoria Pública também para que eu não seja lesado em uma cobrança indevida”, classifica o consumidor.

Até o momento, o ‘campeão’ na obtenção de descontos é o petroleiro Carlos André de Carvalho, que conseguiu pagar R$ 160,00 para quitar R$ 22.000,00 em dívidas. Josefina das Mercês Teixeira também saiu satisfeita após negociar as parcelas atrasadas do celular do neto. “Reduzi as parcelas que deixei de pagar e as que vencem continuarão no valor normal e meu nome já está fora do SPC”, comemora. Uma das dívidas mais expressivas que teve negociação bem sucedida foi de um consumidor que acumulou uma pendência de R$121.210,34 com o Banco Itaú e obteve uma redução para R$7.047,00. Em um outro caso, um cliente do Bradesco quitou com R$ 100 uma dívida de R$6.507,08.

O Feirão é organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) e tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis. Além de comércio e instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa, Santander, Itaú e Bradesco as concessionárias Águas do Imperador e Enel estão presentes, assim como as empresas de telefonia Oi, Tim, Claro e Vivo.  Toda a relação de lojas que estão negociando com os consumidores pode ser consultada no site www.denomelimpo.com.br

Carlos André Spilmann, juiz que dirige o evento em Petrópolis, destaca o sucesso da iniciativa, que começou em Três Rios e agora se expande para todo o Estado. A meta é tornar o site www.denomelimpo.com.br permanente e acessível a todos e que o Feirão seja feito de forma itinerante pelo Estado. “Ter crédito é ter cidadania e esse e o objetivo máximo do evento, projeto que foi abraçado pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que quer que ele tenha caráter permanente e itinerante.  É um projeto envolvendo o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação  e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, ambos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio”, afirma o titular da 3ª Vara Cível e coordenador do Cejusc de Petrópolis.

Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, ressalta a importância do Feirão para o comércio local, que recupera clientes e dá às pessoas a oportunidade fazer suas compras de final de ano com tranquilidade. “Aquece o comércio, sem dúvida, mas ajuda o consumidor a ter um produto que deseja, seja pessoal ou para o lar, que estava impedido de adquirir por não conseguir um parcelamento. É uma época em que as lojas fazem muitas promoções agora na Black Friday e para o Natal e este consumidor volta a fazer parte deste público”, afirma o  empresário.

O site www.denomelimpo.com.br foi formulado pelas empresas Neki, Info4 e T2M, membros do SerraTec – polo tecnológico da região serrana e continua funcionando para os agendamentos dos próximos dias. O Feirão tem apoio do Procon local e da OAB – seccional Petrópolis. São 158 estudantes de Direito das universidades Católica de Petrópolis (UCP) e Estácio de Sá, treinados pelo TJRJ, atuando para a intermediação dos acordos de quitação de débitos.

Negativados podem voltar a ter crédito com o Feirão Limpa Nome

Em Petrópolis, a situação financeira dos moradores reflete uma realidade comum em muitas cidades. Com base nos dados do SPC e Serasa, aproximadamente 40% da população residente, o que corresponde a cerca de 127 mil pessoas, enfrenta algum tipo de endividamento. A média das dívidas pendentes é de aproximadamente R$ 4,5 mil.

É interessante notar que, embora a média seja de R$ 4,5 mil, um significativo contingente, composto por 35% dos devedores, enfrenta dívidas bem menores, em torno de R$ 500. O principal tipo de dívida recai sobre financeiras e bancos, que respondem por quase 59% do valor total das dívidas, seguidos por 21,28% de dívidas com concessionárias de serviços públicos e empresas de telefonia. Além disso, cerca de 10% das dívidas estão relacionadas ao comércio, enquanto 4,21% envolvem prestadores de serviços.

Outro aspecto relevante é que a maioria das dívidas tem uma idade média de um a três anos, indicando que os desafios financeiros são persistentes para muitos residentes da cidade. Estes números são um reflexo da complexa teia financeira que envolve o dia a dia da população de Petrópolis, ressaltando a importância de iniciativas como o Feirão Limpa Nome para ajudar as pessoas a saírem do endividamento e recuperarem seu crédito.

SERVIÇO:

Feirão Limpa Nome

Clube Petropolitano (Avenida Roberto da Silveira, 82, Centro)

24, 25 e 26 de outubro

De 9h às 17h

Inscrições devem ser feitas previamente pelo site www.denomelimpo.com.br

Público também pode se inscrever diretamente no local.