30 mil consumidores de Petrópolis vão às compras do Dia dos Pais na última hora Data aquece o comércio em Petrópolis e no Estado do Rio

Petrópolis tem previsão maior de movimento que o estado

Dos 140 mil moradores de Petrópolis que vão desembolsar R$ 244,00, em média, para o presente do Dia dos Pais, 22% deixaram para fazer as compras às vésperas da data. São 30 mil pessoas esperadas entre sexta (11) e domingo pelo comércio de Petrópolis. Em um cenário de confiança crescente na recuperação econômica, o Dia dos Pais desponta como um importante impulsionador do comércio não apenas em Petrópolis, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Projeções otimistas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam para um volume de vendas estimado em R$ 631 milhões no varejo fluminense, representando um aumento de 3% em relação ao ano passado, quando o faturamento atingiu R$ 612,5 milhões.

Em Petrópolis, as expectativas são ainda mais promissoras. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL-Petrópolis) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a celebração do Dia dos Pais deve resultar em uma movimentação econômica significativa, com projeção de aproximadamente R$ 34 milhões em vendas, indicando um crescimento expressivo de cerca de 7,8% em relação ao ano anterior, um registro maior do que a média nacional. A pesquisa mostra que 48% dos consumidores fizeram suas compras na primeira semana de agosto e outros 22% anteciparam a aquisição de presentes para julho.

“O empresário investiu bastante na decoração das vitrines, na qualidade dos produtos e nas promoções. É muito bom que todo o comércio, otimista, esteja celebrando a data com entusiasmo”, afirma o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, enfatizando a importância das lojas estarem com vitrines convidativas. De acordo com a pesquisa, 78% ainda preferem realizar suas compras em lojas físicas. “E o comércio nos últimos dias está bastante frequentado, os consumidores estão indo às compras com satisfação”, completa.

A relevância do Dia dos Pais para o comércio é incontestável, ocupando a quarta posição entre as datas comemorativas mais importantes do setor varejista brasileiro. No âmbito nacional, a CNC prevê um movimento financeiro de R$ 7,67 bilhões para o Dia dos Pais, representando um crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2022.

“Esses números indicam um cenário econômico promissor para o Dia dos Pais, com um forte potencial de impulsionar a atividade comercial em Petrópolis e no Estado do Rio de Janeiro. A confiança demonstrada pelos consumidores e empresários aponta para um horizonte de crescimento sustentável, fortalecendo a economia regional e trazendo boas perspectivas para o futuro. A expectativa é de que este aquecimento seja mantido até o final do ano”, revela Cláudio Mohammad.