Enel estima 20 mil podas de árvores até dezembro em Petrópolis para garantir fornecimento de energia no verão

Plano preventivo e de manutenção é debatido com o movimento empresarial Petrópolis 2030

Com o objetivo  de minimizar interrupções no fornecimento de energia causadas por quedas de galhos e árvores sobre as linhas elétricas, a concessionária Enel está intensificando programa de poda de árvores em Petrópolis com a estimativa de realizar mais 20 mil dessas intervenções até dezembro. Nos sete primeiros meses do ano, a concessionária de energia elétrica promoveu 18.143 manejos de vegetação. O programa de manejo da flora para eficiência energética foi apresentado em reunião de trabalho com o Petrópolis 2030 na tarde desta sexta-feira (11) e faz parte das ações do movimento empresarial para melhorar a competitividade dos estabelecimentos e promover o desenvolvimento econômico da cidade, pauta que prevê investimentos nos serviços concedidos e também acompanhamento das ações rotineiras, mas necessárias que devem ser desempenhadas pelas empresas.

A concessionária tem previstas ações a serem executadas em parceria com a prefeitura para agilizar a poda preventiva e demonstrou a atuação que vem fazendo em conjunto com os condomínios da cidade. A empresa estima em 104 podas concluídas diariamente na cidade com três equipes que atuam de forma permanente. A meta é ultrapassar as 38.196 podas realizadas em 2022 que já representa um número 12% superior ao ano anterior.

“É um passo importante ter esse estreitamento e compromisso com a Enel, pois é inegável o impacto significativo que as interrupções frequentes de energia têm sobre nossos negócios e operações diárias. A instabilidade no fornecimento elétrico não apenas afeta a produtividade dos nossos funcionários, mas também compromete a confiabilidade de nossos equipamentos e sistemas essenciais”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, entidade que capitaneia o movimento Petrópolis 2030.

Os consumidores ficaram 10,93 horas em média sem energia em 2022 no país segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas embora não tenha sido divulgado um dado preciso sobre Petrópolis, a cidade sofre com interrupções muito maiores no verão e ainda mais em casos de episódios climáticos. No ranking da Agência, a Enel RJ ocupa a 23ª posição na avaliação de continuidade de geração de energia elétrica do ano passado.

Petrópolis é reconhecida por sua exuberante vegetação, que desempenha um papel importante na qualidade de vida dos moradores e no equilíbrio ecológico da região. No entanto, a interação entre as árvores e a infraestrutura elétrica muitas vezes resulta em interrupções inesperadas no fornecimento de energia, afetando tanto os residentes quanto as operações comerciais. Linhas de produção interrompidas, alimentos em processamento sendo inutilizados, hotéis e pousadas com serviços deficientes e interrupção de comunicação são frequentes e trazem prejuízos a cada verão.

As quedas de energia repentinas são em sua maioria ocasionadas por queda de vegetação nas redes e resultam em paralisações não planejadas, interrompendo linhas de produção, processos de atendimento ao cliente e até mesmo transações financeiras. “A falta de energia interrompe uma experiência positiva que um turista hospedado teria na cidade prejudicando todo o setor”, pontuou o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), Samir el Ghaoui, falando ainda sobre o paliativo de investimento em geradores de energia de emergência ou sistemas de backup para lidar com essas situações que aumenta os custos operacionais de forma considerável ou que são inacessíveis para os pequenos empreendimentos. “Em 2022, hotéis, pousadas, bares e restaurantes chegaram a ficar cinco dias sem energia elétrica”, pontuou Samir el Ghaoui.

A reunião teve a presença, além de empresários, de representantes da sociedade como o presidente da NovAmosanta, Carlos Eduardo Pereira, que pontuou uma atenção especial aos distritos, ideia corroborada pelo presidente do PC&VB. Uma nova reunião, desta vez para empresas de Corrêas à Posse, vai ser marcada com a Enel.  “Há um passivo imenso de podas. Hoje, em inúmeros locais não existe mais árvores abaixo da fiação”, reclamou Carlos Eduardo Pereira.

“Estamos comprometidos em fornecer um fornecimento de energia confiável e estável para a população de Petrópolis. O plano de podas visa reduzir os riscos de interferência vegetal, como galhos em contato com fios elétricos e quedas de árvores que se agravam no verão. A meta da concessionária é ter menos falhas na entrega do abastecimento”, pontuou Rafael Rohling, responsável pelo  Polo Operacional Serrana na Enel.

Outro ponto estabelecido é uma ingerência do movimento empresarial junto à prefeitura para que a empresa amplie parceria de poda preventiva em todos os distritos. A abertura do diálogo com os empresários e também com o poder público também foi ponto de observação de Jonanthan Novaes, gerente de relacionamento da concessionária.

A reunião teve a presença da advogada Rosângela Stumpf, representando o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Óleo, Gás e Energia, Hugo Leal; e a coordenadora de Gabinete do vereador Hingo Hammes, Fernanda Ferreira. Pela Enel esteve presente também Thais Perez, da coordenação de operação e energia do polo serrano da empresa.