BR-040 e radar banda X: pressão da sociedade impulsiona ação do poder público

Movimento empresarial 2030 aponta importância da cobrança da sociedade para dar celeridade às soluções

Em resposta às crescentes demandas da sociedade por infraestrutura segura e eficiente, que encontraram no movimento Petrópolis 2030 uma voz potente para cobrar, o poder público tem sido pressionado a agir diante de duas questões cruciais: a revitalização da BR-040 e a implantação de um radar banda X em Petrópolis. As duas ações, que fazem parte de uma lista de 20 projetos que o movimento elencou como essenciais para destravar a economia da cidade, começam a serem solucionadas.

O governo do Estado vai investir R$ 34 milhões na compra e instalação de dois radares com a tecnologia alemã que é capaz de prever temporais com até quatro horas de antecedência, em Petrópolis e Friburgo. Técnicos já iniciaram vistoria para a escolha dos locais na cidade e a previsão é de que o radar opere antes do próximo verão. Já sobre a BR-040, o Tribunal de Contas da União deu ultimato ao governo federal para que licite o trecho entre Rio e Juiz de Fora, principal acesso a Petrópolis, e que a nova concessão cumpra obras como a nova pista de subida da serra.

“Esses movimentos recentes não surgiram por mero impulso administrativo, mas sim como resultado direto da pressão e do engajamento da sociedade como o Movimento Empresarial 2030. Ser essa voz que representa a coletividade, sobretudo empresarial, é importante para que a cidade saia da inércia”, pontua Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, uma das 26 entidades que compõe o grupo.

O Tribunal de Contas da União deu prazo de 60 dias para apresentação do edital de licitação e subsequente lançamento do certame pelo Ministério dos Transportes. Este desdobramento pressupõe uma aceleração considerável dos processos licitatórios paralisados frente à tendência do governo federal, já expressada publicamente, em renovar contrato com a atual empresa gestora da rodovia.

Já o radar banda x, ganhou visibilidade com cobranças dos empresários, legisladores e tomou impulso em ser incluído em um protocolo de ações elencados pelo Ministério Público do Estado com medidas de prevenção, preparação e resposta a desastres naturais, iniciativa obrigatória para Petrópolis. O equipamento é fabricado na Alemanha e possui um alcance de 100 km de raio capaz de identificar com antecedência a formação de precipitações prevendo com precisão intensidade, turbulência, velocidade dos ventos e direção das tempestades.

“Essas ações, embora distintas em sua natureza, convergem em sua relevância para as estratégias empresariais futuras. A exigência do TCU em relação à BR-040 promete impactar não apenas o setor rodoviário, mas também o ambiente de negócios, influenciando as projeções de investimento e desenvolvimento econômico. Da mesma forma, a implementação do radar banda X representa uma resposta proativa aos desastres climáticos e dá segurança à população e a investidores”, analisa Cláudio Mohammad, apontando ainda que o movimento empresarial continua cobrando celeridade nas ações do poder público. “Nossa pauta só será encerrada quando alcançarmos todos os pontos elencados”, avisa.