CDL coloca canais de atendimento disponíveis para dúvidas sobre a prorrogação de financiamento a 3.326 empresas de Petrópolis

Novo prazo foi sancionado quarta-feira (05) pelo governador Cláudio Castro

Carência para linha de R$ 207 milhões em crédito do governo do Estado foi estendida até abril de 2024

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) irá colocar seus canais de atendimento à disposição dos empresários que necessitem tirar dúvidas sobre a ampliação do prazo de carência para o financiamento concedido pela AgeRio, agência de fomento do Estado, até 2024. A lei foi sancionada nesta quarta-feira (05) pela manhã pelo governador Cláudio Castro, em ato realizado no Palácio Guanabara, com a presença do presidente da CDL, Cláudio Mohammad, que atuou fortemente para que o financiamento fosse concedido após as chuvas de 2022. São 3.326 empresas petropolitanas que recorreram ao financiamento, linha de crédito especial aberta pelo governo do Estado somando R$ 207 milhões. O prazo de carência, que venceria agora em abril fica, portanto, prorrogado por mais 12 meses.

‘É uma soma de esforços que resultou na preservação de pelo menos 15 mil empregos que são derivados de todas essas empresas. Nas primeiras horas após as chuvas o assunto foi levado ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e ao governador Cláudio Castro e, em menos de 30 dias, um tempo recorde, se iniciavam os primeiros financiamentos. Agora, com a sensibilidade de Bernardo Rossi, que assinou projeto quando estava em seu mandato como deputado estadual, garantimos a prorrogação da carência. São ações e atores fundamentais para preservação da empregabilidade”, considera Claudio Mohammad.

No lançamento, em abril de 2022, da linha de crédito especial, o presidente da CDL colocou a estrutura da entidade – que tem 62 anos e sólida atuação na defesa do comércio – para apoio ao Estado no atendimento dos empresários. “Agora, damos continuidade a essa assistência para tirar dúvidas e dar tranquilidade aos empreendedores”, antecipa Claudio Mohammad.

A nova lei sancionada pelo governador Cláudio Castro amplia o prazo de carência e de amortização dos contratos em 12 meses contados a partir do dia 15 de abril deste ano – ou seja, valendo até 15 de abril de 2024. A norma valerá independentemente da data de assinatura dos contratos de financiamento. A ampliação da carência se dará de forma automática. A linha de crédito criada pela AgeRio concedeu de R$ 50 a 500 mil para serem usados na recomposição de capital de giro. O valor pode ser quitado em até 60 vezes sem juros.

No ato de assinatura da sanção da lei, o governador Cláudio Castro reafirmou seu compromisso com a cidade. “A meta, com novo prazo, é apoiar mais ainda a economia de Petrópolis, cidade que amo tanto. Temos a plena consciência que é preciso mais tempo para a sua plena recuperação. E hoje, sancionando a lei, damos mais esse fôlego ao empresário que faz a economia da cidade girar”, afirmou, agradecendo o apoio de instituições como a CDL e ao ex-deputado Bernardo Rossi, autor da lei, e à Assembleia Legislativa, que aprovou a iniciativa.

A CDL irá colocar seus canais de atendimento à disposição a partir do dia 18 de abril “fazendo a ponte” entre empresários da cidade e a AgeRio. A CDL Petrópolis fica na Rua Irmãos D’Ângelo, 48, sobreloja, funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h e o telefone à disposição dos empresários é o (24) 2244-1900.
Mais prazo para a recuperação de 3.326 empresas de vários segmentos

A linha de crédito especial foi concedida a empresas de toda a cidade, desde lojas de vestuário e acessórios, até indústrias, bares e hotéis porque toda a gama de negócios foi afetada diretamente com as chuvas e o período imediatamente posterior de intervenções e reorganização destes pontos. Mais de 15 mil pessoas é a força de trabalho estimada em todos os segmentos e que obtiveram o financiamento para continuar atuando.

“O prazo para a recuperação plena de uma empresa em casos como esses é superior a 12 meses e, Petrópolis, ainda vinha, como em todo mundo, se reerguendo da pandemia. Um prazo maior de carência é fundamental para que os empresários possam colocar as contas em ordem e retomar seus planos de expansão, de melhoria de qualidade que é o que todo o empresário almeja tendo como consequência geração de emprego”, analisa Cláudio Mohammad.