CDL divulga pesquisa que aponta importância da reforma tributária

Levantamento mostra que mais da metade dos brasileiros acredita que o sistema tributário brasileiro atrapalha os negócios

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acaba de divulgar um levantamento inédito, realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostrando que mais da metade dos brasileiros (56%) acredita que o sistema tributário atual não é adequado para fazer negócios no Brasil. O estudo mostra que apenas 17% acreditam que o modelo de tributação em vigor é adequado, e 27% não souberam responder.

O presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza acredita que esta pesquisa deixa muito clara a necessidade urgente da análise e aprovação da reforma tributária junto ao Congresso Nacional.

– Já passou da hora do legislativo aprovar uma reforma capaz de modernizar e simplificar o sistema tributário do Brasil. Essa pesquisa mostra o que nós, empresários, já sentimos na pele há tempos. Os tributos no Brasil são muitos e complexos, atrapalham os negócios e nesse cenário de crise econômica causada pela pandemia isso ficou muito mais evidente, seja pela dificuldade para honrar os compromissos com o Fisco, seja pela necessidade de investir em sistemas de controle num cenário de queda das vendas – afirma Luiz Felipe.

O presidente da CDL Petrópolis lembra ainda que o tema da reforma tributária deveria envolver mais a população. Com respeito às normas da democracia, um assunto tão importante quanto o sistema de impostos de um país deveria mobilizar a todos, não apenas os políticos, mas também os empresários, as instituições e a sociedade como um todo.

Uma informação relevante que a pesquisa da CNDL aponta, com relação a isso, é que apenas um terço dos entrevistados (33%) afirma estar mais ou menos informado a respeito da reforma tributária em discussão no Congresso. Outros 33% estão pouco ou nada informados, e somente 26% se dizem informados ou muito informados. Diante disso, a CDL Petrópolis espera que as propostas de reforma tributária sejam divulgadas à população, debatidas, analisadas e que os congressistas aprovem mudanças que modernizem o sistema tributário nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *