CDL Promove almoço de empresários com o governador

O presidente da CDL, Claudio Mohammad em discurso durante o almoço

Na tarde desta terça-feira (2/8), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, por meio de seu presidente, Claudio Mahammad, realizou um almoço entre cerca de 180 empresários da cidade e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Restaurante Locanda Centro Histórico. O evento reuniu representantes de diversos setores, como comércio, indústria, turismo, tecnologia, além de prestadores de serviços e entidades da sociedade civil organizada, com o objetivo de esclarecer sobre todas as ações que o Estado vem fazendo no sentido de contribuir com a retomada da economia petropolitana, após as enchentes que devastaram o município, nos meses de fevereiro e março.

Entre os assuntos abordados, recebeu destaque a imediata abertura de uma linha de crédito específica para Petrópolis, apenas três dias após o ocorrido, com o objetivo de socorrer os empresários que perderam tudo nas enchentes, os quais, sem ajuda, jamais poderiam reabrir suas portas e manter a subsistência de suas famílias e de seus funcionários. Através do Programa Supera RJ, por meio a AgeRio, mais de 3000 empresas, desde microempreendedores até grandes negócios, foram contempladas com um financiamento que somou 207 milhões de Reais, a juro zero e carência de 18 meses. “Preciso agradecer a atuação do deputado federal e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinicius Farah, que atendeu minha ligação no dia seguinte da tragédia, e entendeu que a cidade e o comércio precisavam de crédito para se reconstruir. Imediatamente, ele acionou o governador e disponibilizou recursos para nossa cidade”, informou o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.

– Ao mesmo tempo em que se pensou nas vidas humanas, no abrigo dos animais e na reconstituição imediata da estrutura da cidade, seu trânsito, seus serviços essenciais e amparo às famílias, o governo do Estado também teve a sensibilidade acertada para promover uma série de ações que vieram impedir a estagnação do desenvolvimento econômico, a perda de empregos e o catastrófico fechamento massivo de empresas, comércios e negócios – disse Claudio Mohammad em seu discurso.

Governador Claudio Castro

O governado Claudio Castro lembrou da situação que viu ao chegar na cidade no dia 15 de fevereiro e das decisões e ações imediatas que foram necessárias. De acordo com Castro, a atuação do Estado também foi precisa na infraestrutura. “Antes mesmo que o município atuasse, equipes do Estado iniciaram importantes obras para a reconstrução da cidade, como a recuperação das encostas, em especial na Rua 24 de Maio, a dragagem de rios e a mais importante obra da história de Petrópolis, a desobstrução do túnel extravasor, a qual tem o objetivo de impedir novos alagamentos que podem causar mortes e prejuízos aos empresários e à toda cidade”, disse o governador. O governador lembrou que todas as intervenções que estão em andamento e outras que ainda serão iniciadas, somam uma importância de mais de 700 milhões de Reais em investimentos.

– Ainda é importante lembrar do pacote de Leis que foram aprovadas com o objetivo de reduzir a carga de impostos estaduais, aliviando o peso dos empresários e colocando Petrópolis de forma competitiva no mercado. A principal delas foi a Lei número 6.979/22, que reduz o ICMS das indústrias de 18 para 2%. Agradeço o empenho e a atuação incansável do deputado Vinícius Farah nesse caso, que redigiu a Lei e foi ao executivo e ao legislativo, na Alerj, lutar pela sua aprovação. Essa Lei irá mudar a realidade da cidade, atraindo empresas, gerando empregos e fomentando nossa economia de uma forma jamais vista – garantiu o presidente da CDL, Claudio Mohammad.

Após o encontro, o governador Cláudio Castro se comprometeu a dedicar mais esforços na reconstituição da cidade de Petrópolis e no fomento de sua economia, com atenção especial ao turismo e à cultura, vocações petropolitanas que ajudam na geração de renda e de empregos.

Em nome dos empresários, a CDL entregou uma homenagem ao governador pela ajuda oferecida após as tragédias de fevereiro e março

Estiveram presente, além de empresários, vereadores de Petrópolis e do deputado federal Vinícius Farah, o deputado federal Aureo Ribeiro, o deputado estadual Max Lemos, o ex-subsecretário Estadual de Cidades, Bernardo Rossi, e o pré-candidato a vice governador do Estado do Rio, Washington Reis.