Deputado estadual Sérgio Fernandes visita líderes do movimento “Petrópolis 2030” e discute redução de ICMS para a indústria de cerveja artesanal

Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis quer ficar mais competitiva no mercado nacional

Em uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento econômico de Petrópolis, o deputado estadual Sérgio Fernandes (PSD) realizou uma visita ao presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad, líder do movimento empresarial ‘Petrópolis 2030’ nesta sexta-feira (02) à tarde. Durante o encontro, o foco principal das discussões foi a redução da alíquota de ICMS para a indústria de cerveja artesanal de Petrópolis formada por 21 empresas.  A Associação de Microcervejarias de Petrópolis (AMP) é uma das entidades que compõem o movimento empresarial que defende que a cidade, Capital Estadual da Cerveja, tenha mais incentivos para o setor, como uma escola de cervejaria e outros atrativos que apoiem iniciativas já existentes como a ‘vila cervejeira’ e o ‘passaporte cervejeiro’.

O Movimento Petrópolis 2030, composto por 24 instituições representativas da cadeia produtiva local, tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento da cidade, revertendo o esvaziamento econômico que Petrópolis tem enfrentado nos últimos anos. Por meio da elaboração de 20 projetos iniciais, o movimento busca estabelecer um plano estratégico para colocar a cidade na rota do crescimento até o ano de 2030.

Durante a visita, Sérgio Fernandes, que é petropolitano, mostrou interesse especial em discutir as possibilidades de redução da alíquota de ICMS para a indústria de cerveja artesanal no município. Reconhecendo o potencial da produção local e seu impacto na geração de empregos e no fortalecimento da economia regional, o deputado destacou a importância de incentivar e facilitar o crescimento desse setor.

O deputado estadual já protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) um pedido para que o governador Cláudio Castro inclua essas empresas no regime de substituição tributária. Segundo o parlamentar, o atual regime fiscal imposto às cervejarias artesanais é prejudicial à economia e causa um evidente desequilíbrio em relação a grandes cervejarias.
Outro ponto de atenção levantado pelo parlamentar é que a maioria dessas empresas no estado está concentrada na cidade de Petrópolis, município bem próximo à divisa com Minas Gerais, estado onde o ICMS para cervejas artesanais é inferior ao praticado por aqui.

“Queremos evitar que o Rio de Janeiro perca essas empresas para outros estados, pois além de gerarem empregos diretos e estimularem o empreendedorismo, essas empresas fomentam outras atividades ligadas ao turismo, à gastronomia e à hotelaria”, defende Sérgio Fernandes.

Minas criou um incentivo reduzindo de fato a alíquota de ICMS para a faixa de 3% a 4%, escalonados de acordo com o volume de produção das fábricas: 3% até 1 milhão de litros/ano; 3,5% acima de 1 milhão e abaixo de 10 milhões de litros/ano e, 4% acima de 10 milhões e abaixo de 100 milhões. Essa divisão tornou a bebida mineira com preços mais baixos do que a produzida no Estado do Rio.

A indústria de cerveja artesanal tem ganhado destaque em todo o país, e Petrópolis não é exceção, pelo contrário: a cidade, pela excelência e tradição de produção, detém o título de Capital Estadual da Cerveja. Com a presença de diversas cervejarias artesanais na região, a redução da alíquota de ICMS poderia impulsionar ainda mais a produção e a competitividade das empresas locais, atraindo investimentos e fomentando o turismo cervejeiro na cidade.

Movimento Petrópolis 2030 cresce em adesões e conquista mais apoio de agentes públicos

Cláudio Mohammad, líder do Movimento Petrópolis 2030, expressou sua satisfação com a visita do deputado Sergio Fernandes, destacando a importância do apoio político para o sucesso das propostas do movimento. “Nosso movimento é apolítico e apartidário, mas buscamos e aceitamos todos os apoios de agentes públicos, independente de siglas, e privados, que nos ajudem a implementar estes projetos e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em Petrópolis”, afirmou.

Ao lado do diretor executivo da CDL, Charles Rossi, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, disse que o movimento está pelo interesse que vem despertando entre a classe política de várias legendas. “Demonstra a força e respeito às entidades empresariais que estão buscando o desenvolvimento econômico sustentável da cidade até 2030. A visita do deputado Sergio Fernandes demonstra o apoio e a atenção dedicada aos projetos e demandas do movimento, reforçando a importância de parcerias”, completa Claudio Mohammad.