Feirão Limpa Nome começa nesta terça (24): petropolitanos têm, em média, dívidas de R$ 4,5 mil

Inscrições no site http://www.denomelimpo.com.br

Petrópolis, de acordo com dados do SPC e Serasa, tem cerca de 127 mil pessoas com alguma dívida. A média de endividamento do consumidores na cidade é de R$ 4,5 mil, porém 35% dos devedores têm inadimplências bem menores, em torno de R$ 500.  E o Feirão Limpa Nome que começa hoje é a oportunidade do comprador quitar sua dívida e voltar a ter crédito. O evento reúne bancos, Enel, Águas do Imperador, Vivo, Tim, Oi, Claro e o comércio, dispostos a renegociar dívidas com até 90% de desconto. O Feirão Limpa Nome é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Petrópolis) e apoio das empresas Neki, Info4 e T2M, membros do SerraTec – polo tecnológico da região serrana, e Procon local. O atendimento, no  Clube Petropolitano (Avenida Roberto Silveira, 82, Centro), é personalizado e deve ser agendado no site www.denomelimpo.com.br. Neste endereço o consumidor eletrônico, o consumidor marca dia e horário para ir negociar no feirão, que funciona dias 24, 25 e 26 de outubro.

O Feirão Limpa Nome não só oferece uma oportunidade valiosa para devedores e consumidores resolverem suas dívidas, mas também permite que comerciantes recuperem seus créditos, impulsionando a economia regional. Com estimativas de dívidas totalizando R$ 570 milhões na cidade, o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, enfatiza que essa ação é de extrema relevância para a cidade, promovendo a recuperação financeira dos cidadãos e revitalizando o comércio local.

“O consumidor sai ganhando e o comércio também consegue reaver valores que já poderia considerar ‘perdidos’. A CDL Petrópolis está empenhada em mobilizar os lojistas da cidade para participarem ativamente do Feirão Limpa Nome. Queremos que todos os lojistas aproveitem essa oportunidade única de reaver seus créditos e fortalecer ainda mais nosso comércio”, destaca.

A organização do evento prioriza um ambiente acolhedor, prático e eficaz, proporcionando o melhor atendimento possível aos participantes. O Feirão Limpa Nome é uma idealização do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Três Rios que já realizou três edições na cidade do centro-sul fluminense, todas com sucesso de público e nas negociações. A ideia foi abraçada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, Ricardo Rodrigues Cardozo, que quer expandir a ação para todas as cidades fluminenses. Em Petrópolis, ela é realizada pelo CEJUSC local presidido pelo juiz Carlos André Spilmann, titular da 3ª Vara Cível, e pelo diretor do Forum, juiz José Cláudio Macedo Fernandes.

Os consumidores que aproveitarem o evento saem do feirão com um termo de execução extrajudicial assinado e um novo prazo de pagamento de suas dívidas. “O Feirão Limpa Nome é um projeto iniciado na comarca de Três Rios, que, agora, será espalhado pelo estado em virtude de seu sucesso e seu alcance social, com o apoio da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. As empresas participantes pretendem conceder descontos e facilitar o pagamento das dívidas, com o que recuperarão créditos seus, de um lado, e permitirão, de outro, que o cidadão endividado obtenha uma solução para o seu problema e consiga excluir seu nome do SPC, Serasa etc”,  explica o juiz Carlos André Spilmann.

A CDL Petrópolis está empenhada em envolver as empresas do comércio e serviços da cidade no Feirão, permitindo que se conectem remotamente às negociações via telefone. Com uma equipe de seis pessoas, incluindo estagiários da Estácio e Universidade Católica de Petrópolis, a CDL fará a ponte entre consumidores inadimplentes e lojistas, facilitando o processo.

“Para os comerciantes, o Feirão Limpa Nome representa uma oportunidade única de recuperar créditos, preservar empregos e impulsionar seus negócios. A participação ativa no evento é uma maneira de fortalecer o comércio local e contribuir para o crescimento da nossa cidade.”

Consumidores podem pagar dívidas de água, luz, telefone, cartões e no comércio

Dívidas que totalizam R$ 570 milhões afetam 40% da população de Petrópolis, sendo as financeiras e bancos credores de 58,94% dessas valores, seguidos por 21,28% de dívidas com concessionárias de serviços públicos e telefonia, 10% no comércio e 4,21% com prestadores de serviços.

Mesmo com alguns casos de mudança de residência e falecimentos, o número de inadimplentes em Petrópolis permanece alto. A média de dívidas dos consumidores na cidade é de R$ 4,5 mil, mas 35% dos devedores têm dívidas em torno de R$ 500. O Feirão Limpa Nome oferecerá descontos superiores a 90% nas negociações, beneficiando tanto os consumidores quanto o comércio local.

SERVIÇO:

Feirão Limpa Nome

Clube Petropolitano (Avenida Roberto da Silveira, 82, Centro)

24, 25 e 26 de outubro

De 9h às 17h

Inscrições devem ser feitas previamente pelo site www.denomelimpo.com.br