Lojistas orientam consumidores sobre cuidados com as compras de final de ano

Pesquisa revela que em 12 meses 7,2 milhões de pessoas foram vítimas de golpes financeiros

Petrópolis tem queda no número de cibercrimes em 2023

Num cenário em que os golpes financeiros se sofisticam, demandando maior vigilância dos consumidores,  pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 20% dos entrevistados foram vítimas de fraudes financeiras nos últimos 12 meses, totalizando cerca de 7,2 milhões de consumidores. Em Petrópolis, os casos de cibercrimes, como  clonagens de cartão de crédito, roubo e invasão de redes sociais e WhatsApp e falsos conhecidos pedindo dinheiro integram a lista de estelionatos e estão em queda. Mesmo assim, a recomendação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis é atenção do consumidor nas compras de final de ano.

Petrópolis, até outubro, registrou 1.801 casos de estelionatos uma queda de 8,1% em relação a 2022 considerando o mesmo período. Porém, o mês de outubro deste ano, com 226 casos, já supera o mesmo mês de 2022 quando foram registrados 177 casos, uma alta de 27,7%, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Esses números vão ao encontro da preferência do consumidor que, segundo pesquisa da CNDL, vão optar, em maioria, pelas compras de Natal em lojas físicas. “São 78% dos entrevistados preferindo a aquisição de produtos de forma presencial, por  poder ter nas mãos o produto e avaliar qualidade e opções, por exemplo. Mas, 50% das pessoas – incluindo as que também farão compras presenciais – também irão adquirir itens pela internet. A recomendação é que o consumidor escolha lojas virtuais conhecidas, consolidadas e que tenham cuidado ao expor seus dados”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad.

A clonagem de cartões de crédito e/ou débito (6%) desponta como o golpe mais recorrente, seguido pela aquisição de produtos em anúncios falsos nas redes sociais, oriundos de perfis clonados de amigos e/ou conhecidos (4%). Outras práticas fraudulentas incluem transações não autorizadas na conta bancária (3%), emissão não autorizada de cartões de crédito com o uso de documentos falsos, perdidos ou roubados (3%), e o empréstimo não autorizado do nome, também utilizando documentos indevidos (3%).

“A tecnologia deve ser uma aliada do lojista e do consumidor, uma facilitadora nas transações como é o Pix, que facilita a transferência de valores. Mas, antes de tudo, a relação entre consumidor e estabelecimento tem de ser de confiança, de segurança. O cliente deve priorizar comprar de fontes que já conhece, que já se relaciona, garantindo qualidade, preço e a segurança no pagamento”, indica Cláudio Mohammad.

61% conseguiram reaver as perdas

Após sofrerem as fraudes, as principais medidas adotadas pelos consumidores foram o contato com a administradora do cartão (29%), registro de boletim de ocorrência (26%), e negociação com a empresa, instituição financeira ou pessoa responsável pela fraude para recuperar valores ou reparar danos (24%).

Apesar dos esforços, 34% dos afetados afirmam não ter conseguido recuperar o dinheiro perdido. Do total, 61% conseguiram reaver o montante, com 34% recuperando integralmente e 18% obtendo um valor adicional por dano moral. Paralelamente, 25% dos prejudicados tiveram seus nomes negativados e 30% recorreram à Justiça para solucionar os problemas.

Diante desse cenário, 55% dos entrevistados acreditam que instituições financeiras, como bancos, administradoras de cartões e financeiras, deveriam implementar ações para coibir fraudes. Além disso, 31% defendem uma atuação mais intensa do Banco Central, enquanto o governo (31%) e os próprios consumidores (27%) também foram citados como agentes potenciais na mitigação desse problema.