Movimento Petrópolis 2030 celebra inclusão do Radar Banda X no protocolo de prevenção estabelecido pelo Ministério Público Estadual

Aquisição do equipamento é uma conquista importante entre as 20 primeiras propostas defendidas pelo movimento empresarial

Em um marco significativo para a segurança e preparação contra desastres naturais em Petrópolis, o Movimento Petrópolis 2030 celebra a inclusão da aquisição  do “Radar Banda X” no protocolo de ações iniciais apresentado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) abrangendo também Teresópolis e Nova Friburgo. Em reunião realizada na sexta-feira (1º), o MPRJ apresentou uma série de medidas destinadas a prevenção, preparação e resposta a desastres naturais aos representantes dos municípios.

A proposta do MPRJ, parte integrante do protocolo, destaca a importância da parceria entre os três maiores municípios da Região Serrana – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – na implementação de ações conjuntas para minimizar os impactos dos desastres, especialmente durante o período do verão.  Uma das ações listadas é o uso do Radar Banda-X.

“Essa indicação vai ao encontro do que estamos propondo no item ‘prevenção’ em nossa pauta de 20 projetos iniciais que trabalhamos para o poder público tirar do papel e colocar em prática. Esta pauta foi iniciada em abril quando 26 entidades empresariais e representativas da sociedade estabeleceram um grupo de trabalho para cobrar ações do poder público pelo desenvolvimento econômico para Petrópolis e a prevenção, que dá segurança ao morador e aos negócios, foi incluída no rol de ações que reivindicamos por meio da aquisição do radar de tecnologia avançada”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis que lidera o movimento empresarial.

O radar meteorológico de banda X é fabricado na Alemanha e possui um alcance de 100 km de raio oferecendo alta resolução e sensibilidade. Com sua capacidade de identificar com antecedência a formação de nuvens carregadas e a aproximação de sistemas meteorológicos, o radar fornece dados precisos sobre a intensidade, turbulência, velocidade dos ventos e direção das tempestades. Essa previsão é feita com quatro horas de antecedência do evento climático.

Com essa informação em mãos, as autoridades locais e a Defesa Civil poderão tomar medidas preventivas mais eficientes, como a evacuação de áreas de risco, o acionamento de alertas e o planejamento adequado para minimizar os impactos de eventos climáticos extremos. Essa tecnologia inovadora fortalecerá significativamente a capacidade de resposta e a segurança da população de Petrópolis diante das adversidades climáticas.

“A inclusão do radar no protocolo indicado pelo Ministério Público representa a concretização de uma proposta que visa não apenas antecipar desastres naturais, mas também criar uma infraestrutura sólida para lidar com suas consequências. Em um contexto onde a prevenção se torna crucial, a parceria entre a sociedade civil representada pelo Movimento Petrópolis 2030 e as instâncias governamentais, como expresso no protocolo do MPRJ, é vital. A cidade olha para o futuro com mais confiança, sabendo que está adotando medidas proativas para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas e garantir o fortalecimento dos negócios”, afirma Cláudio Mohammad.

De acordo com o Ministério Público é recomendado às prefeituras que articulem com o Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal, se necessário, para garantir a aquisição do radar. Este, por sua vez, será fundamental no enfrentamento regional dos desafios relacionados à prevenção de desastres, consolidando iniciativas comuns, apoio mútuo e o estabelecimento de Gabinetes Regionais de Crise.