Descubra que tipo de consumidor é você

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acaba de divulgar uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrando que a maioria dos brasileiros reconhece a importância de consumir de forma consciente, mas nem todos praticam, individualmente, ações colaborativas para a vida em sociedade. De acordo com o levantamento, apenas dois em cada dez consumidores (21,8%) podem ser considerados “conscientes’.

Para ajudar os internautas a identificarem se são consumidores conscientes, o portal “Meu Bolso Feliz”, uma iniciativa de educação financeira do SPC Brasil, desenvolveu um teste que avalia o nível de engajamento e as práticas responsáveis dos brasileiros na hora de consumir, conforme explica o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza.

– O teste é composto de perguntas que englobam as três grandes dimensões que compõem o conceito de consumo consciente, como as atitudes financeiras, avaliando as habilidades dos consumidores para lidar com os apelos do consumismo; as práticas ambientais, que investiga a disposição do consumidor para minimizar o impacto do consumo no meio ambiente; e as atitudes para engajamento social, que levam em consideração se o consumidor analisa as consequências de suas ações na sociedade e incentiva os outros a procederem de maneira responsável aponta Luiz Felipe.

O teste divide os consumidores em três categorias distintas, de acordo com a intensidade da prática dos comportamentos considerados adequados: “consumidores conscientes” – que apresentam frequência de atitudes corretas acima de 80%; “consumidores em transição” – cuja frequência varia entre 60% e 80% de atitudes adequadas, e “consumidores nada ou pouco conscientes” – quando a incidência de comportamentos apropriados não atinge 60%.

Para descobrir em qual categoria o consumidor se enquadra, ele deve responder ao teste com questões múltiplas disponível no portal “Meu Bolso Feliz” no link http://meubolsofeliz.com.br/teste/consumo-consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.