Niterói oficializa disponibilidade do Radar Banda X para Petrópolis usar na prevenção aos efeitos das chuvas

Prefeito Axel Grael recepcionou representantes do Movimento Petrópolis 2030

Uma das cidades que mais tem avançado em prevenção no país, Niterói está sediando até esta sexta-feira (07) o seminário “Reflexões sobre o futuro das cidades”, promovido pela comissão permanente sobre Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Durante o evento, o prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou oficialmente que está colocando à disposição de Petrópolis e mais 42 cidades fluminenses o Radar Banda X, uma das tecnologias mais eficientes de previsão climática. O movimento Petrópolis 2030, formado por entidades empresariais e que pleiteia a aquisição de um equipamento do tipo para a cidade, esteve presente ao evento que confirmou o compartilhamento do radar do município da região metropolitana com as prefeituras interessadas. O próximo passo é a prefeitura de Petrópolis sinalizar e efetivar o convênio com Niterói.

O radar foi instalado em março pela prefeitura de Niterói e tem alcance de 100 km. “A meta é que Petrópolis já possa usar o equipamento de imediato, mas principalmente a partir de novembro, quando iniciamos o período de chuvas fortes. Todo o treinamento dos técnicos de Petrópolis é oferecido pela prefeitura de Niterói”, afirma Claudio Mohammad, presidente da Câmara de Diretores Lojistas, entidade que organizou o movimento Petrópolis 2030 que já tem a adesão de 25 entidades empresariais e que representam a sociedade civil organizada.

A compra de um equipamento próprio, orçado em R$ 3,3 milhões (custo apenas do aparelho), é uma das 20 propostas estruturais que o movimento Petrópolis 2030 busca para a cidade. “Até lá, Petrópolis poderá usar o equipamento de Niterói e aumentar potencialmente a previsão das precipitações com tempo hábil para tomada de decisões”, completa Cláudio Mohammad.

O radar fornece dados precisos com até quatro horas de antecedência da precipitação das chuvas, indicando intensidade, turbulência, velocidade dos ventos e direção das tempestades. De fabricação alemã, o Radar Banda X exibe imagens em alta resolução e sensibilidade o que permite análise da quantidade de chuvas em até 18 km de altitude e que mostra todo o fenômeno da densidade de chuvas na atmosfera.

A Prefeitura de Niterói já investiu mais de R$ 600 milhões em obras de contenção e drenagem de encostas, desde 2013. Agora, como parte do Plano, Niterói 450 anos nas áreas de sustentabilidade, clima e resiliência serão mais R$ 302 milhões e um dos equipamentos é o Radar Banda X.  A operação do equipamento pode ser acompanhada em tempo real no link  https://radar.niteroi.rj.gov.br.

Ao final do primeiro dia de evento, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário de Defesa Civil da cidade, Wallace Medeiros, fizeram questão de apresentar aos representantes de Petrópolis o equipamento de última geração que fica no Parque da Cidade, no bairro São Francisco. Cláudio Mohammad, presidente da CDL e Charles Rossi, que assessora o movimento empresarial, conheceram de perto o equipamento e o alcance da tecnologia.

“Ao compartilhar tecnologia e expertise com outras cidades, Niterói dá um exemplo de cooperação e solidariedade que deve servir de inspiração para outros estados”, afirma Cláudio Mohammad, enfatizando a importância do convênio com Petrópolis.

Radar banda X é uma das propostas do movimento Petrópolis 2030

As entidades empresariais e representantes da sociedade formaram o Petrópolis 2030 em março e elencaram 20 propostas de desenvolvimento da cidade para reverter o esvaziamento econômico. Desde então, o grupo, dividido em segmentos, trabalha para que agentes públicos atendam a pauta de reivindicações. E uma delas é a prevenção em relação aos desastres climáticos. Tornar a cidade mais segura é essencial para atrair investimentos e dar tranquilidade de vida à população.

“Niterói é um exemplo com seus investimentos em recursos humanos e materiais com ênfase para o radar. Assim, estreitamos laços com o município e estivemos com os secretários de Defesa Civil e de Administração. Eles assinalaram a intenção de Niterói em estabelecer convênio com Petrópolis até que nossa cidade possa ter o seu próprio equipamento e também compartilhá-lo com outras cidades formando uma rede de resiliência ampla e cooperativa”, afirma Cláudio Mohammad.

Carta conjunta vai pactuar estruturação em prevenção de desastres

“Reflexões sobre o futuro das cidades”, em sua segunda edição, é promovido pela comissão permanente sobre Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres da Frente Nacional dos Prefeitos. Iniciado nesta quinta (06), o evento tem a meta de dialogar com municípios que enfrentam sazonalmente desafios climáticos. Segundo o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), o objetivo desse modelo de evento é trazer para a mesa temas mais específicos e, a partir do diálogo, construir soluções conjuntas. “Queremos debater esses assuntos mais no detalhe, aprofundando tecnicamente as pautas que são importantes para as nossas cidades”, explicou.

O evento encerra nesta sexta (07) com divulgação de uma carta conjunta com diretrizes para estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastre das cidades. A pauta exige a construção e a pactuação de um protocolo nacional que priorize as medidas necessárias para preparar as cidades na mitigação dos riscos de desastres, em consonância com ações de adaptação às mudanças do clima e do fortalecimento das defesas civis locais.