‘Petrópolis 2030’ avança com detalhamento de 19 projetos de desenvolvimento econômico em 8 setores

Movimento empresarial reúne 22 instituições com pauta voltada para o crescimento da economia e geração de emprego

As 22 instituições que compõem o movimento “Petrópolis 2030” se reuniram nesta terça-feira (25) no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL-Petrópolis) para reunião de trabalho. O objetivo principal foi a divisão dos grupos que detalharão e defenderão os primeiros 19 projetos apresentados ao governo do Estado, a fim de colocá-los em prática nos próximos sete anos. Os grupos foram divididos em setores e projetos e haverá um encontro com as secretarias estaduais em maio, no Palácio Guanabara. Neste encontro, os projetos, de oito setores, serão apresentados aos secretários e técnicos do Estado para que haja celeridade nos trâmites e que eles possam se tornar realidade no mais curto período de tempo.

“Agora é arregaçar as mangas e batalhar ponto a ponto cada projeto. Como são muitas propostas elegemos um ‘responsável’ por cada uma entre as entidades que terão a incumbência, nesta segunda etapa, de esmiuçar e entregar ao estado dados, informações, possibilidades de legislação, enfim, todo o detalhamento que irá auxiliar os técnicos do governo nestes pleitos”, explica Claudio Mohammad, presidente da CDL, instituição que capitaneia o movimento Petrópolis 2030.

Na reunião de trabalho, os representantes das entidades chegaram ao entendimento que algumas das pautas são prioritárias e sua execução pode acelerar as demais. É o caso da Agência de Desenvolvimento Econômico Resolve RJ, que concentra, em um mesmo ambiente, entes e organismos de apoio a novas empresas em um processo de desburocratização. A meta é que a agência seja instalada em curto espaço de tempo na cidade.

“Outras demandas podem ser conduzidas também com celeridade considerando que há projetos em andamento e outros que podem ser ‘recuperados’ com estudos já consolidados como é o caso da revitalização da Rua Teresa”, defende Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio.

Os grupos se reunirão em encontros setoriais, de trabalho, consolidando os dados e formatando as propostas. A ideia é que todas sejam trabalhadas simultaneamente ainda que existam as prioritárias. “Não há tempo a perder.  Petrópolis sofre esvaziamento econômico e teve agravantes, além da pandemia, com as chuvas e queremos em sete anos ter um cenário diferente que dê segurança e ânimo a novos negócios e consolidação e expansão dos já existentes”, afirma Cláudio Mohammad.

19 propostas em 8 setores

As primeiras 19 propostas do movimento Petrópolis 2020 foram divididas pelos setores de Transporte, Infraestrutura, Tecnologia, Defesa Civil, Segurança, Turismo, Eventos e Desenvolvimento Econômico. Os projetos incluem a ligação Bingen-Quitandinha e a nova pista de subida da serra, a revitalização da Rua Teresa, um centro de convenções, uma escola de cervejaria, melhoria no abastecimento de energia, expansão do gás natural encanado e investimentos em segurança. Além disso, há a urgência da criação da Faculdade de Tecnologia e inclusão de um curso de tecnologia no ensino médio em Petrópolis, uma campanha de divulgação da cidade para consolidar o turismo e atrair investimentos, a instalação de um radar meteorológico de última geração e um heliporto.

O que é o Movimento Petrópolis 2030:

O movimento nasceu da convergência de ideias de representantes de vários setores produtivos na cidade que identificam que é preciso reverter, em pouco tempo, o esvaziamento econômico que Petrópolis sofre. Reunidas, as instituições elencaram 19 propostas básicas de obras, programas e equipamentos que podem mudar essa realidade e estabeleceram como meta o ano de 2030 para que estejam em funcionamento estas reivindicações.

O Petrópolis 2030 listou todas as propostas e entregou ao governo do Estado em reunião dia 14 de abril tendo como interlocutor o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah. Os pleitos apresentados são propostas que, executadas, vão gerar estrutura e ambiente favoráveis a novos negócios e expansão dos já existentes. Elas são focadas em facilidade de acesso à cidade, formação educacional e estrutura para atrair indústrias, por exemplo. Também vislumbram consolidar Petrópolis como ‘marca’ para o Turismo e gerar mais possibilidades ao setor.

As entidades envolvidas têm representantes da Indústria (Firjan), Comércio (Sicomércio, Arte e CDL), Construção Civil (Sindicato da Construção Civil), Confecção (Sindicato da Indústria de Confecção), Tecnologia (Serratec), Hotelaria (Petrópolis Convention, Sindicato da Indústria Hoteleira e ABIH-RJ), Eventos (AssociEventos) e Cervejaria (Associação de Microcervejarias de Petrópolis).

Também fazem parte o MercoSerra, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis,  Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis, Conselho Comunitário de Segurança, Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos, Associação Petropolitana de Preservação Ferroviária e o Museu Imperial.

As propostas apresentadas ao governo do Estado:

Transporte e infraestrutura

•         Ligação Bingen- Quitandinha

•         Condomínios Industriais em Áreas de abrangência da BR-040

•         Melhoria no abastecimento de energia

•         Concessão da BR-040

•         Heliporto em Itaipava

•         Expansão do gás natural

Tecnologia

•         Programa de Capacitação e Inclusão em Tecnologia de jovens em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

•         Faculdade de Tecnologia

Segurança/Defesa Civil

•         Radar Meteorológico Banda X

•         Segurança Presente