Prorrogação do pagamento do Simples Nacional já trará algum alívio

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou medida que adia o pagamento dos tributos do Simples Nacional referentes a abril, maio e junho de 2021, que deverão ser recolhidos a partir de julho deste ano. Para o presidente da CDL Petrópolis, essa medida que beneficiará microempresas e MEIs poderá, de alguma forma, ajudar os empresários nesse momento difícil por conta da pandemia da Covid-19.

– A grande maioria das empresas do comércio de bens e serviços da cidade é micro e está no regime do Simples. Esse adiamento de tributos, a exemplo do que ocorreu no ano passado já traz algum alívio, mas é preciso muito mais. É preciso que os governos estaduais e municipais também façam a sua parte e que o governo federal pense em outras medidas capazes de ajudar as empresas e também as pessoas, a exemplo de um auxílio emergencial mais significativo e duradouro e das medidas de proteção aos empregos que aliviam a folha de pagamento das empresas, como aconteceu no ano passado – afirma Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, presidente da CDL Petrópolis.

O empresário lamentou que o país tivesse atingido a triste marca das 300 mil mortes por Covid-19 e disse ainda que, conforme manifestado pelas entidades representativas do comércio, como a Confederação Nacional das CDLs, em carta aberta à nação, todos esperam que o país acerte os rumos do combate à pandemia com ações efetivas que protejam a vida das pessoas e a saúde financeira das empresas, especialmente quanto à agilidade da vacinação em massa.

Os tributos do Simples vencidos em abril de 2021 poderão ser pagos em julho e agosto com metade do valor em cada mês; o vencimento de maio, fica para setembro e outubro de 2021, com metade em cada mês e as obrigações de junho poderão ser pagas em novembro e dezembro, também com metade em cada mês.