CDL Petrópolis dá adeus ao seu último fundador vivo

No sábado, 05 de março, faleceu o empresário Fernando Lannes do Carmo, que esteve à frente da Supersport e foi um dos fundadores da CDL Petrópolis, em 1961

 
O comércio petropolitano em geral, e o movimento lojista, em particular, perderam uma das suas figuras mais expressivas. No último sábado, dia 05 de março, faleceu o empresário Fernando Lannes do Carmo, aos 85 anos de idade, que, além de ser um dos fundadores, presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis por dois mandatos, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1966 e de 1º de janeiro de 1969 a 31 de dezembro de 1970. Para o atual presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, o empresário sempre foi um inspirador das ações da entidade.

– Nós todos da CDL vamos sentir muito a falta do Fernando Lannes, esse pioneiro do movimento lojista na cidade, e que sempre nos inspirou com as suas ações seja como empresário, seja como líder lojista. Sua atuação foi decisiva para que a CDL Petrópolis existisse e, enquanto sua saúde permitiu, nunca deixou de nos brindar com sua sabedoria e experiência nas nossas reuniões, em nossos eventos. A cidade perde um grande empreendedor e a CDL, sua inspiração – afirmou Luiz Felipe.

No dia 03 deFernando Lannes Supersport setembro de 1955, o jovem Fernando Lannes do Carmo inaugurava na então avenida 15 de novembro 1005, atual rua do Imperador, a filial petropolitana da Superball, que também contava com lojas no Rio, em Niterói e em Belo Horizonte. Em 1977, a loja passou a se chamar Supersport Artigos Esportivos, mas o endereço continuou o mesmo até hoje.

Nos anos 1960, Fernando Lannes reuniu as lideranças empresariais da cidade para a criação do então Clube de Diretores Lojistas de Petrópolis. Quando a entidade se tornou realidade, foi presidente durante dois mandatos e no segundo, entre 1969 e 1970, aceitou o desafio de realizar na cidade, no Hotel Quitandinha, uma convenção nacional de CDLs e promoveu a primeira feira industrial de Petrópolis, de onde surgiram recursos para a aquisição da sobre loja do edifício Indústria e Comércio, na rua Irmãos D`Angelo, 48, onde está instalada até hoje a CDL Petrópolis.

2 thoughts on “CDL Petrópolis dá adeus ao seu último fundador vivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *