Pesquisa da CDL Petrópolis aponta que a Black Friday 2023 terá aumento de 9% em relação ao ano passado

56% farão as compras em lojas físicas

A Black Friday promete movimentar intensamente o comércio em Petrópolis este ano, com nove em cada dez consumidores locais planejando participar do evento, revela pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os dados indicam um aumento significativo de 9% em relação ao ano anterior, com 87% dos entrevistados prontos para aproveitar as oportunidades de desconto que serão praticadas no dia 24 de novembro. Os consumidores também estão de olho no ‘esquenta’ Black Friday que antecipa promoções.

Dentre as motivações de compra, 62% dos consumidores buscam adquirir produtos que já estavam em suas listas de necessidades, enquanto 27% planejam antecipar suas compras de Natal. Além disso, 11% veem a Black Friday como uma chance única de aproveitar promoções, mesmo sem uma necessidade específica.

O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, aponta ainda a tendência de lojas físicas aumentarem a cada ano as vendas por esta compra direta. “O que era um movimento de e-commerce apenas no início, ganhou espaço no comércio tradicional e os lojistas têm investido em vitrines atraentes e preços convidativos. No presencial, o contato direto com o consumidor se torna uma vantagem para uma melhor compra e com a oportunidade de avaliar o produto com ele em mãos. Mas, nas duas modalidades, no digital e no presencial a edição 2023, promete ser muito bem sucedida”, avalia.

O destaque da pesquisa vai para a disposição dos consumidores em aumentar os gastos neste ano, com 45% planejando gastar mais na Black Friday. Em contrapartida, 24% pretendem gastar menos, enquanto 31% manterão o mesmo padrão de gastos do ano anterior.

Roupas lideram a lista de produtos mais desejados, com 46%, seguidas por calçados (39%), cosméticos e perfumes (27%), e eletrodomésticos (27%). Quanto às formas de pagamento, 69% optarão por comprar à vista, sendo o Pix a escolha de 48%. As lojas físicas continuam atraindo a maioria dos consumidores, com 56%, enquanto 44% preferem a comodidade das compras online. Quanto ao timing das compras, 56% planejam adquirir produtos ao longo da semana da Black Friday, 30% no próprio dia do evento e 14% já realizaram suas compras na primeira quinzena de novembro.

Claudio Mohammad, expressa otimismo diante dos resultados da pesquisa: “Os números refletem não apenas a busca por descontos, mas também a confiança na retomada econômica local. Este é um momento crucial para o comércio, e estamos otimistas em relação ao impacto positivo que a Black Friday terá em nossa cidade, impulsionando o mercado e proporcionando oportunidades tanto para os consumidores quanto para os empresários locais.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.